sábado, 31 de agosto de 2019

OPINIÃO DO ALBERTO ROSTAND - GAZETA DE ALAGOAS

O inspetor de quarteirão e os flanelinhas


Analisando compêndios que relatam a história do Brasil, pode-se constatar serem, algumas profissões que tiveram seu apogeu em determinada época, hoje, praticamente inexistentes.
“Lá vem o acendedor de lampiões da rua! Parodiar o sol e associar-se à lua”. Com estes versos, Jorge de Lima descreveu o profissional que, desde o século XIX, diariamente acionava a chama das luminárias para quebrar a escuridão das noites.
Os acendedores de lampiões iniciavam seu trabalho nos finais de tarde, com uma vara especial dotada de esponja na ponta. Ao raiar do sol, apagavam-nas, limpavam os vidros e reabasteciam as lâmpadas, quando necessário.
A partir de 1808, com a chegada da família real ao Brasil, vieram também as carruagens, os coches e cabriolets, veículos que eram utilizados pelos mais abastados. Para o brasileiro, em sua quase totalidade, a única maneira de utilizar os novos meios de transportes era conseguindo o emprego de cocheiro. Nas décadas seguintes, a profissão ganhou mais espaço, com o surgimento de novas opções de deslocamento, como veículos coletivos e carroças. 
Neste mesmo período, surgiu a figura do Juiz de Paz que, eleito para um mandato idêntico ao dos vereadores, possuía atribuições judiciárias e policiais no bairro onde habitava. Era prerrogativa sua, indicar o Inspetor de Quarteirão, que detinha a responsabilidade de zelar pela ordem e sossego de todos os que residissem na mesma quadra onde se encontrava sua própria moradia.
Enquanto ao Juiz de Paz competia conceder passaportes, realizar exames de corpo de delito e tomar conhecimento de novos moradores no distrito sob sua jurisdição, o Inspetor de Quarteirão era uma autoridade na porta das casas. Deveria ter mais de 21 anos, sabendo ler e escrever, uma raridade, àquela época.
Os tempos passaram. Com o advento da energia elétrica, desapareceram os Acendedores de Lampiões. Uma pena que a Eletrobrás ou Equatorial não tenham a mesma responsabilidade que possuíam aqueles agentes da luz. Os cocheiros foram substituídos por motoristas de ônibus, táxi, transporte clandestino e, até particular. 

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