quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CARTA DE RONALD MENDONÇA A ÊNIO LINS

Meu querido Enio Lins,

 Estimadíssimo amigo, quero compreender sua posição. É coerente. Não surpreende, posto que suas braçadas sempre foram river gauche. Agora, amigo quer parecer que certos argumentos não fazem jus a sua brilhante inteligência.
Quem de bom senso acredita que Aécio Neves seja traficante de cocaína? Que ele seria cocainômano. Nossa historia recente, a nação, também assistiu estarrecida que figurões da República tiveram na sua juventude abusado do pó.
A propósito, lembro da sua revolta quando disseram na TV que o Lula havia proposto, no verdor da imaturidade, aborto a uma namoradinha inadvertidamente gravida. A filha, Lurian, apareceu e confirmou tudo… Vc considerou essa acusação abominável. E eu também. Aquilo não modificou em nada o conceito que eu tinha acerca do proponente abortivo. Continuou raso, como sempre.
Alguém de bom senso crê que o Aécio Neves seja viciado em cocaína? Pelos anos que falam isso, ele estaria com o cérebro tão consumido que seria incapaz de juntar sujeito e predicado.
Seria ele um ladravaz e continuar sendo eleito? É possível. Eleições acabaram de ocorrer e o povo continuou elegendo escórias para representa-los. Vc sabe melhor de que eu. Vitorioso em várias eleições, Aécio Neves não parece ser pior do que a trupe da sua concorrente.
Confrontam-se, em algum lugar das discussões, idéias esquerdistas e direitistas. (Capitalismo X comunismo). Apesar das "crises cíclicas" o capitalismo sobrevive com um nível de vida jamais comparável ao melhores dias da Rússia stalinista. Sem crises cíclicas, o regime sonhado por tantos homens de boa vontade, como vc e alguns outros, desabou de podre. Digo isso, mas não estou cego aos lucros que os bancos tiveram sob Lula e Dilma. Com essa última, as condiçoes herdadas de FHC e mantidas pelo neoliberal H. Meirelles , Dilma, com Mantega, não conseguiu sustentar. Só os bancos continuaram lucrando pocos de dinheiro.
Vamos supor que Aécio tinha o poder de engavetar denúncias. Doze anos de governo, com a maioria no STF, é estranho que o PT et alii não tenham reaberto (ou desengavetado) um sequer.
Privatizar é tão ruim assim? O PT, cuja diretoria está na cadeia por roubalheira, privatizou aeroportos e estradas. Fala-se em privatizar hospitais universitários. Teriam sido PSDB e PT os primeiros a corromper? É uma ingenuidade assim pensar.
  Na Casa Civil, Dilma (que substituiu ZEDIRCEU, sub chefe da quadrilha de mensaleiros) havia uma certa Erenice da sua relação intima, que traficava influência descaradamente. Sob suas fuças, a futura presidente ou era conivente ou incompetente.
A Petrobrás é um poço sem fim de denúncias de corrução. Dilma avalizou compras desastrosas.  Seriam ordens emanadas da presidência para prender os suspeitos? A quem Dilma quer convencer ao alardear  que a Polícia Federal é do seu governo? Sussurra-se na PF de que ela não interfere, às vezes até "aplaude" quando a PF bota as mãos em algum amiguinho seu. Mas a represáia vem a seguir com cortes de verbas para equipamentos e outros que tais.
Sei que não é o Lula o candidato, mas sua influencia é tão grande que não custa lembrar o gênio da lâmpada que ele tinha em casa. Atendia por Lulinha e era simpático cuidador de animais selvagens. Literalmente viva na m.. Rapidamente,após o pai ser presidente, vende uma empresa de fundo de quintal por milhões (cinco, dez milhões?).
Apesar do escandaloso mensalão, Dilma foi posta na presidência. Por ela própria não seria eleita inspetora de quarteirão. Os motivos são prosaicos, sobressaem-se uma incomensurável antipatia pessoal que a fazem uma das líderes menos amada por seu povo. Ouço dizer que é mal humorada, grossa e pornográfica.Seu linguajar seria chulo como de um torneiro debochado.
Não se pode dizer que a direita não suporta ter um operário no poder. Agora, são dois universitários oriundos da classe média. Vc sabe que Dilma, para engrossar o currículo, mentiu descaradamente dizendo ter mestrado e doutorado. Caraterzinho complicado da nossa amiga, hein?
O fato é que chegou a hora de mudar. Nas democracias, que alguns de nós defendemos, a alternância do poder é salutar. Caso contrário, vira ditadura. Veja São Paulo, o PSDB está há tanto tempo no poder que problemas crônicos se tornam insolúveis. Infelizmente o "poste Hadadad"está desastroso...
Apesar de todos os defeitos morais de Dilma, de sua incompetência no gerenciamento da Petrobrás e do País, da corrução dando no meio da canela, ela não teria a menor dificuldade em se reeleger se a Economia estivesse razoável. Basta lembrar que a abominável ditadua militar só passaria a ser contestada pelo povão quando a Economia começou a pipocar.
Enfim( e esse é o maior trunfo) apesar de toda essa bandalheira, que ninguém menospreze a força que o Bolsa Família tem.
Um abraço do incondicional admirador. Ronald

Nenhum comentário:

Postar um comentário