COPA DO MUNDO, DEMOCRACIA E PATRIOTISMO
Por: » JOSÉ VIEIRA PASSOS FILHO – engenheiro civil e escritor.
O BRASIL é o país de todas as Copas, desde a primeira competição em 1930. Sediou a de 1950, confiante demais, perdeu precisando de apenas um empate. Foi campeão mundial em 1958; bi em 1962; tri em 70; tetra em 1994 e pentacampeão em 2002. Nós sempre vibramos com nossa seleção, em jogos amistosos ou no mundial. Durante a competição, todo o Brasil é uníssono: vibra, xinga e chora. Sempre foi assim, lembro-me do campeonato mundial desde 1954, tinha apenas oito anos e já ouvia lá na Viçosa, acompanhado do meu pai, no rádio do vizinho, nossa seleção jogar. Transmissão horrível vinda lá da Suíça. Zezé Moreira optou pela retranca. Julinho, Botelho, Didi e Djalma Santos eram nossos melhores jogadores. Perdemos na oitava de final para a Hungria. Perdendo ou ganhando torcemos pelo nosso país, somos brasileiros e patriotas.
Agora, vamos ser mais uma vez anfitriões de um campeonato mundial. Será a vigésima competição que foi programada desde 2007 para ser realizada no Brasil. Vencemos a escolha para os também candidatos Argentina e Colômbia. Grandes investimentos foram feitos pelo Governo Federal e o empresariado brasileiro. Creio que o poder público gastou muito mais do que o previsto. Vários investimentos, principalmente em alguns estádios (hoje, chamados arena), comentam-se, foram desnecessários. Muitas obras de infraestrutura estão ficando pela metade e algumas delas nem começaram. É verdade que a estrutura do nosso país para sediar essa copa do mundo está a desejar, mas somos brasileiros, nosso selecionado precisa do apoio de todos os brasileiros.
O povo foi à rua protestar, já na Copa das Confederações. Passeatas reuniram milhares de pessoas, advertiram ao Governo o que estava errado, que havia muito gasto desnecessário, até mesmo superfaturamento nas obras. A população continua protestando, mostrando o desvio de recursos, que o País precisa investir em infraestrutura senão vai entrar em colapso e não vai acompanhar o progresso do mundo globalizado. Exceto as depredações, o povo está fazendo o que a constituição lhe dá direito. Isso é cidadania, é democracia.
Brasileiros, vamos levantar nossa bandeira branca, façamos uma trégua e sejamos patriotas, vamos torcer pela nossa seleção como sempre fizemos, vamos assistir aos jogos, nos estádios, nos bares, em nossas casas, vamos gritar a cada gol marcado pelos nossos jogadores, pois, e eles farão o melhor para conquistar o hexacampeonato. Avante, Brasil e brasileiros, pela Copa, com democracia e patriotismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário