segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Candidatas transexuais do Enem dizem ter sofrido constrangimento. G1


A transexual Ana Luiza Cunha da Silva, de 17 anos, foi tratada como se tivesse perdido o RG no Enem (Foto: Arquivo pessoal/Ana Luiza Cunha da Silva)A transexual Ana Luiza Cunha foi tratada como se
tivesse perdido o RG no Enem
(Foto: Arquivo pessoal/Ana Luiza Cunha da Silva)
Candidatas transexuais que fizeram a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) relataram que sofreram constrangimento na hora de apresentarem o documento de identidade aos fiscais das salas de prova no sábado (26). Como usam um nome social diferente do nome indicado no documento de identificação, duas estudantes transexuais disseram que só receberam o caderno de provas no primeiro dia depois de um longo processo de conferência de dados. Uma delas foi tratada como se houvesse perdido o documento de identidade.
Procurado pelo G1, o Ministério da Educação afirmou na tarde deste domingo (27) que os casos estão sendo verificados.
Em entrevista coletiva na noite deste domingo, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que ouvirá entidades representantes de transexuais para "ver se é necessário ter um procedimento especifico" e se os procedimentos de segurança permitem a alteração do formulário de inscrição do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário