domingo, 30 de setembro de 2012

JB NA HISTÓRIA


28 de setembro de 1978 – O adeus ao Papa João Paulo I

Depois de um mês e três dias de Pontificado, João Paulo I, conhecido por seus fiéis como “Papa Sorriso”, por sempre ostentar um sorriso afável quando em público, foi encontrado morto em seu quarto, no Palácio Apostólico do Vaticano. De acordo com o médico que examinou o corpo de João Paulo I, o Papa teria sido vítima de um infarto agudo do miocárdio. Sua morte foi anunciada oficialmente pelo Vaticano às 7h42m em Roma.


João Paulo I nasceu Albino Luciani, em 17 de outubro de 1912, na província de Belluno, norte da Itália. Filho de operários, teve uma infância humilde e sempre contou com o incentivo de sua mãe Bertola, uma católica fervorosa, para que seguisse uma formação religiosa. Em 1935, Albino Luciane foi ordanado sacerdote, consagrado Bispo de Vittorio Veneto em 1958, Patriarca-Arcebispo de Veneza em 1969 e Cardeal em 1973.


Em 26 de agosto de 1978, Albino Luciane foi eleito pelo Colégio de Cardeais Papa da Igreja Católica, inaugurando seu Pontificado no dia três de setembro, numa cerimônia breve e simples, insistindo na linha da humildade com a qual pretendia caracterizar seu pontificado. Na homilia, dirigiu seu primeiro pensamento a Deus, que, em suas palavras, “com uma decisão humanamente inexplicável e com sua benigna designação, elevou-nos à cátedra de São Pedro”, e seu segundo pensamento “a toda a Igreja de Cristo”. A escolha do nome João Paulo I foi uma homenagem de Albino Luciane a seus antecessores, João XXIII e Paulo VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário