quinta-feira, 1 de março de 2012

Exposição fotográfica exalta sensualidade de idosas no Amazonas Ensaio foi realizado apenas com mulheres que tem acima de 60 anos. A exposição, que acontecerá em março, será aberta ao público. G1


s
Objetivo da exposição é levantar a auto-estima das idosas sem perder o respeito que a idade exige. (Foto: Chico Batata / Agecom)Objetivo da exposição é levantar a auto-estima das idosas sem perder o respeito que a idade exige (Foto: Chico Batata/Agecom)
A exposição 'Tamoios e Porangas' será realizada no período de 6 a 8 de março, a partir das 18h no salão central do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus. A exposição mostra, em 27 fotografias, a sensualidade de mulheres com mais de 60 anos, inscritas nas atividades oferecidas pelo Ceci. Algumas das fotos foram feitas nas cachoeiras de Presidente Figueiredo, município a 107 km da capital, e outras em um estúdio improvisado no Ceci.
A exposição é aberta ao público e abre a programação especial do mês das mulheres nos centros de convivência de Manaus e do município de Iranduba, à 64 km da capital. Na língua Tupi, 'Tamoios e Porangas' significa 'velhas e bonitas'.
Exposição estará aberta ao público em quatro Zonas de Manaus. (Foto: Chico Batata / Agecom)A exposição, que acontecerá em março, será
aberta ao público (Foto: Chico Batata/Agecom)
A mostra acontecerá no Ceci e também nos centros da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, Zona Norte, Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, Zona Oeste, e ainda num shopping na Zona Centro-Sul, ao longo do mês de março. Em Iranduba haverá programação especial em comemoração ao Mês das Mulheres.
Em 20 anos de carreira, esta é a primeira vez que o fotógrafo Francisco Evangelista, popularmente conhecido como Chico Batata, faz um trabalho tão inusitado, segundo ele mesmo. "Já fiz fotos de polícia, acidentes, e outras coisas mais comuns nesse meio, mas nunca pensei que poderia fazer uma sessão de fotos como essa. Quando recebi o convite fiquei assustado, porque geralmente sou chamado para fazer sessões com mulheres jovens para comerciais e afins. Trabalhar com idosas foi diferente e gostei muito", disse ao G1.
Chico Batata explicou que as senhoras foram acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais antes da sessão de fotos e que o maior objetivo do trabalho é levantar a auto-estima das mulheres sem perder o devido respeito que a idade exige. "É claro que as senhoras ficaram tímidas no começo, isso é normal, mas todas elas tiveram o apoio de profissionais e ainda de seus maridos, o que foi fundamental pra que elas perdessem a timidez. O trabalho é de muito bom gosto", afirmou o fotógrafo.
O filme 'Garotas do Calendário' inspirou as idosas a fazer o ensaio fotográfico. (Foto: Divulgação / Walt Disney Pictures)O filme 'Garotas do Calendário' inspirou as idosas a
fazer o ensaio fotográfico (Foto: Divulgação/Disney)
A ideia
De acordo com a gerente técnica do Centro Lucineide Ribeiro, a ideia de fazer uma exposição exaltando a sensualidade das idosas surgiu após um filme exibido para as mesmas, em uma das atividades do Ceci. O longa inglês 'Calendar Girls', em português 'Garotas do Calendário', da Walt Disney Pictures, mostra a história de um instituto que congrega senhoras em torno de atividades, como fabricação de doces e geléias, jardinagem ou tricô. Para ajudar o hospital da pequena cidade onde a associação fica, o grupo inicia um movimento que dá origem à uma campanha que consiste em fazer um calendário com uma integrante do instituto para cada mês, mostrando os dotes domésticos de cada uma. O grande diferencial do calendário é que as idosas posariam completamente nuas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário