domingo, 31 de julho de 2011

DEU NO BLOG DO ÊNIO LINS


memorabilia alagoana

18JUL
Avenida da Paz e seu glamour nas primeiras décadas do Século 20
Enquanto escrevo este post está sendo lançado mais uma obra digna de múltiplos elogios.  Alagoas Memorável – Patrimônio Histórico merece ovações, no mínimo, por três méritos de grande importância: Em primeiro lugar, pelo conteúdo da publicação; em segundo lugar pela didaticidade pela qual o estudo é apresentado; e em terceiro lugar pela amplitude do alcance da edição.
A qualificação do conteúdo é garantido pelas assinaturas de Douglas Apratto Tenório, Cármen Lúcia Dantas e José Luiz Mota Menezes. Um trio de craques, intelectuais de indiscutível folha de serviços prestados à cultura e ao saber, e prestígio nacional.
A didática não é questão secundária. Na fluência e na capacidade de se fazer entender é que o intelectual de verdade se engrandece pratica a cidadaia cultutural sem adjetivos, pura e simples, prática. Felizmente trabalhos como esse deixam para trás os hermetismos acadêmicos.
O espectro de alcance da obra é igualmente questão essencial para a democratização do saber. Uma obra de conteúdo, mesmo que lavrada de forma didática, pouco pode contribuir se sua circulação for limitada. Ao ser encartada no diário de maior tiragem do Estado o estudo passa a ser, efetivamente, bem cultural de massa.
Por tudo isso vale a pena acompanhar, fascículo a fascículo, mais essa brilhante (memorável mesmo) iniciativa do Instituto Arnon de Mello, da Organização Arnon de Mello e da Gazeta de Alagoas. Aplausos especiais para a Petrobras, cujo patrocínio garante este gesto de distribuição do saber e de inclusão cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário