A partir de hoje, entra em testes no Rio a primeira UFA! (Unidade Fornecedora de Alívio), protótipo de mictório público semelhante aos utilizados em Londres e Amsterdã, e voltado para o público masculino.
O equipamento é composto por uma espécie de mureta de aço inox, fechada nas laterais, com conexão à rede de esgoto mas sem pia --o usuário não vai poder lavar as mãos após o uso, pelo menos, não na UFA!.
De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação, responsável pelo projeto, a UFA! é equipada com uma válvula especial que não permite o retorno do odor das galerias de esgoto, o que deve contribuir para manter as condições de uso.
O sistema "de alívio" não utiliza água corrente e seu uso é gratuito.
Ao entrar na UFA!, a pessoa fica de costas para os passantes, sem ter que se expor à curiosidade alheia.
apelo
apelo
A UFA! atende a um apelo do cartunista Ziraldo, que durante uma coletiva de imprensa sobre o Carnaval de rua do Rio, pediu à Prefeitura que copiasse o modelo de cidades europeias.
Divulgação | ||
Primeira UFA!, protótipo de um novo mictório público em aço inoxidável na estação Central do Brasil, no centro do Rio |
Ziraldo sugeriu que, no caso dos homens, bastava a administração municipal "fazer um muro de aço inoxidável, colar na parede e ligar na rede pública".
O pleito foi levado em consideração e o protótipo foi instalado na estação Central do Brasil, a mais movimentada da cidade e que liga as linhas de metrô e trens urbanos da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário