terça-feira, 23 de outubro de 2012

Companhias aéreas na Europa e no Canadá vendem passagens integradas com viagens de trem. UOL



  • Yannick Grandmont/The New York Times
    Passageiro embarca em  trem da estação de Dorval, Québec (Canadá)
    Passageiro embarca em trem da estação de Dorval, Québec (Canadá)
Os viajantes aéreos no Canadá, França, Alemanha e Espanha podem se ver cada vez mais fazendo parte de sua viagem por terra, à medida que as companhias aéreas trabalham com as companhias ferroviárias na venda de passagens para viagens combinadas.

William Agius, um professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique e um viajante frequente, disse ter reservado passagens na Air France, Lufthansa e Swiss que incluem trechos por trem.

“Durante o processo de reserva você não nota diferença, e no final do processo você recebe uma mensagem alertando para o fato de que aquele trecho específico é feito por trem, não por avião”, ele disse.
  • Passageiross fazem fila na área de embarque na estação de Trem de Dorval, Québec, no Canadá
 Uma combinação de trens mais rápidos e progresso mais lento nos aeroportos lotados torna a viagem ferroviária mais competitiva com a aérea em rotas com três horas e meia e quatro horas e meia de duração, disse Andrew Sharp, diretor geral da Organização Internacional Aero-Ferroviária, com sede em Londres. Esse é especialmente o caso na Europa, onde muitas estações de trem estão nos aeroportos internacionais ou próximas deles.

Contando o tempo gasto para se chegar ou deixar o aeroporto, realizar o check-in e embarcar e desembarcar do avião, “qualquer voo, mesmo um voo de 24 minutos como de San Diego até Los Angeles, levará três horas”, disse Sharp.
 
Mesmo Agius, que trabalha no Centro para Aviação da universidade e adora voar, disse que tomar o trem às vezes é uma boa opção. “Eu prefiro tomar um trem, simplesmente pela conveniência, toda vez que o tempo de viagem de porta a porta for semelhante ao do avião”, ele disse.

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