quarta-feira, 30 de novembro de 2011

País tem 21 milhões de Marias e Josés Ambos são os nomes mais usados por aqui, segundo pesquisa; bíblicos ainda são 'tops' - O ESTADÃO


Quando a funcionária pública Maria José da Silva, de 69 anos, auxiliar de serviços gerais em uma estatal, foi ao banco conferir o pagamento, surpresa: não havia recebido um tostão. Ao reclamar na empresa, descobriu que o pagamento havia sido cancelado porque, para o sistema de processamento de dados, ela havia morrido. "Tive de provar que estava viva, com exame médico e tudo", conta a mulher, hoje aposentada.
Maria das Graças da Silva levou 6 meses para provar que dívida era de outra - Fábio Motta/AE
Fábio Motta/AE
Maria das Graças da Silva levou 6 meses para provar que dívida era de outra
Essa é uma das confusões de que podem ser vítimas pessoas com nomes muito comuns. Maria José da Silva é o nome completo mais usado no Brasil, segundo pesquisa feita pela proScore, empresa de gerenciamento de informações e análise de crédito, a partir de um catálogo com aproximadamente 165 milhões de Cadastros de Pessoa Física (CPFs). "Em 2010, existiam 190 milhões de CPFs no Brasil, mas nossa base de dados reúne só aqueles que estão ativos no comércio", afirma Mellissa Penteado, diretora de Marketing da proScore.
O nome mais comum no Brasil é Maria - são 13.356.965, indica a pesquisa. Em segundo lugar está José, com 7.781.515, pouco mais da metade. "Todos os nomes mais usados têm origem bíblica", destaca Mellissa. A pesquisa considerou apenas o primeiro nome, desprezando nomes compostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário