16 de julho de 1989 - Silencia-se o maestro Herbert von Karajan
Herbert von Karajan, 81 anos, o mais famoso maestro da segunda metade do século 20, morreu em sua casa perto de Salsburgo, na Áustria, vítima de ataque cardíaco.
Nascido em 5 de abril de 1908, o filho mais célebre e querido de Salsburgo, depois de Mozart, já era maestro aos 21 anos de idade. Regente da Filamôrnica de Berlim, comandada com estilo pessoal e autoritário por 30 anos, Karajan acumulou polêmicas em sua vida. Patrocinado por Hitler como "regente do Estado", sua carreira se desenvolveu à sombra do regime nazista, com o qual manteve grande proximidade. Preço que pagou no final da Segunda Guerra ao ser proibido, durante dois anos, de se apresentar na Áustria em represália as suas cordiais relações com a derrotada Alemanha ariana.
Intérprete original, sempre orquestrando de memória, gravou mais de 900 LPs que lhe renderam cerca de 115 milhões de cópias. Acima de todas as circuntâncias, o maestro austríaco tinha um ideal: "tornar a música clássica tão conhecida quanto qualquer outra arte".
Outras efemérides de 16 de julho:
1950: O dia em que o Maracanã se calou
1995: Morre Manuel Fangio, a maior lenda da história da F1
Nenhum comentário:
Postar um comentário