terça-feira, 13 de setembro de 2011

ECOS DA FLIMAR -


Salt leva 'Literaura do Iletrado' para II Flimar


Divulgação
Vídeo traz a poesia do sertanejo Costinha para a II Flimar
Vídeo traz a poesia do sertanejo Costinha para a II Flimar
O Insituto Salt participa da II Flimar, a Festa Literária de Marechal Deodoro, até 11 de setembro na cidade histórica, com o projeto Literatura do Iletrado.
A ideia é trazer ao público a arte dos homens simples do interior, que mal sabem ler e escrever mas nem por isso deixam de produzir literatura, arte e poesia.
Muitos deles, ainda hoje, utilizam a tradição oral como única forma de repassar os conhecimentos, técnicas e arte para as novas gerações. A falta de "leitura" não os impede, entretanto, de fazer uma leitura muito particular do mundo que os cerca.
A participação do Salt na Flimar tem como principal objetivo levar o público a refletir sobre a cultura popular e a própria valorização da cultura erudita, representada pela literatura escrita, num estado onde a maior parte das pessoas é analfabeta.
No estande do Salt, o visitante encontra versos em objetos produzidos em madeira por artesãos da Ilha do Ferro, o vídeo "nas terra que o sapo berra", com a poesia sertaneja de Manoel da Costa Lima (O Costinha), testemunha da época do Cangaço.
Também será exibido o curta O Lambe-sola, do cineasta e fotógrafo Celso Brandão, cujo protagonista é o poeta e sapateiro Antonio Aurélio de Morais, que se auto-intitulou Lambe-Sola, mas também é conhecido como Mestre Tonho Lambe-Sola e Pé Quebrado.
Outro destaque do estande do Salt é o projeto Audiolivro – Encontro entre a memória e a imaginação,organizado pelas jornalistas Simone Cavalcante e Claudia Lins e o músico Janeo Amorim.
No projeto contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010, livro e áudios contam histórias de comunidades tradicionais brasileiras de Alagoas e Minas.
Fonte:Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário