A cidade histórica de Marechal Deodoro realiza até domingo (11) a 2ª edição da Feira Literária da cidade, a II Flimar, aberta com a palestra do Alexei Bueno com o tema “Lêdo Ivo – O iluminado Poeta Alagoano”. Realizada na orla lagunar do município, a festa também contou com os shows do cantor pernambucano Alceu Valença e do alagoano Nelson da Rabeca.
Durante o evento, ainda serão lançados livros para crianças, adultos e obras em promoção. Além das obras literárias, a Flimar conta com shows musicais e tendas com diversas atrações e possibilidades de entretenimeto.
Quem visitar a Flimar, também pode conferir peças de artesanato das rendeiras, bordados em filé, bilro, bico singeleza em peças brancas, porta-retrato, enfeite de ambiente e peças de roupas. Tudo isto com facilidade de pagamento.
Diretamente da Ilha do Ferro, do Município de Pão de Açúcar, uma cooperativa de 36 bordadeiras apresentam o trabalho do bordado Boa-Noite, nos tecidos linho e percal. Além do artesanto, Pão de Açucar também traz para a festa lançamento de livro do autor Hélio Fialho, secretário de turismo da cidade.
Ainda na programação da Flimar, estão vídeos documentários, palestras, debates com escritores, shows musicais e atrações para o público infantil, atraindo um público bastante diversificado.
O escritor e o grande homenageado do evento, poeta alagoano Lêdo Ivo, ressaltou a importância do evento. “Fico muito feliz em saber que a literatura alagoana está sendo repassada, mantendo assim viva a cultura que escrevemos”, disse o escritor.
De acordo com o Secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, o evento tem sido um sucesso total. “Recebemos um público de várias idades, caracterizando a aceitação do evento, fico feliz que estamos contribuindo para disseminação da cultura literária para o povo alagoano. Este evento contribui para que haja amor e hábito à leitura, reduzindo o analfabetismo, melhorando o próprio ser humano e a qualidade de vida. A Flimar busca desenvolver uma política de hábito de leitura nas escolas e na população em geral, aumentando a auto-estima e desenvolvendo a cultura”, ressaltou Carlito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário