domingo, 3 de novembro de 2019

OPINIÃO DE MARCO FELÍCIO DA SILVA -


CIÊNCIA E TECNOLOGIA É TAMBÉM PODER
GEN MARCO FELICIO
Pouco se tem escrito sobre as verdadeiras razões que fundamentaram a criação do Ministério da Defesa (MD), mas a grande verdade é que ele foi erigido sobre idéia básica, marcada por viés ideológico gramscista, cultivada e alimentada por ressentimentos e sentimentos anti-militaristas, os quais, ainda hoje, dominam a maioria da chamada esquerda. Paradoxalmente, à época, idéia reforçada por objetivo similar do governo dos EEUU.
Foi, o MD, efetivado no governo de Fernando Henrique Cardoso( FHC), submisso às pressões norte-americanas e às diretrizes do Consenso de Washington, tendo como finalidade subordinar as Forças Armadas a um civil. O objetivo maior, contrariando todo um contexto político, social e histórico, foi o de eliminar ou minimizar, definitivamente, a atuação destas como forte ator no cenário político, afastando os chefes militares do centro do poder e excluindo-os das mais altas decisões governamentais.
Estes, passivos, passaram a desempenhar papel menor quanto aos destinos do País, a tudo assistindo em completa mudez, negando toda uma dimensão política das FA, construída ao longo de nossa História, presentes e partícipes em momentos de transformações fundamentais para a Nação.
O resultado foi a contribuição, em nome da disciplina e da hierarquia e da manutenção de "jovem Democracia", em evolução, após 34 anos de Nova República, para o advento de grave crise de corrupção que permeou os poderes da República, dirigida por organização criminosa lulopetista e gramscista.
Neste periodo, as FA sofreram fortes restrições orçamentárias, sob a direção de ministros da Defesa, em sua maioria, políticos corruptos de esquerda, “colocadas a pão e água” no governo FHC, sofrendo forte sucateamento material.
A agravar os acordos e tratados assinados pelos então covardes presidentes Collor de Melo e FHC, criminosos de “lesa pátria”, limitando a capacidade de defesa do País ao aceitar a proibição do desenvolvimento de sistemas de armas nucleares e de mísseis e foguetes de longo alcance. Menos mal, as FFAA não se descuidaram da excelente formação profissional e moral de
seus quadros e da manutenção de suas tradições e valores.
Assim, hoje, avulta a responsabilidade do atual Presidente, um militar, do Vice- Presidente, do Ministro da Defesa e dos comandantes das FFAA, todos, também, generais, tendo em vista a triste experiência do passado recente e do que vem ocorrendo em um mundo em que predominam a violência e a vontade dos mais fortes, que rompem acordos e tratados quando determinam os seus interesses nacionais.
Nada significa, como proteção, em relação aos centros de Poder e de conflitos, a localização do Brasil, pois, as distâncias se encurtaram e as grandes, e até mesmo as médias potências, já testam e fabricam bombardeiros e mísseis nucleares inter-continentais hipersônicos, drones como vetores de explosivos nucleares, familias de carros de combate e, também, belonaves e aeronaves autônomas, além de uma nova miríade de sistemas de armas, incorporando tecnologias de ponta. O Teatro de guerra, embora extenso, tornou-se diminuto e sem limites para operações militares.
Estamos sentindo o fracasso de política softpower, eivada da ignorância geopolítica e geoestratégica e do pacifismo e despreparo de políticos, também irresponsáveis e corruptos, por anos a fio. Muitos ainda presentes na vida politica nacional.
O nosso poder de dissuasão é nulo para enfrentar forças da Rússia, da China, do Irã e, provavelmente, da Coréia do Norte, hoje, estacionadas junto à fronteira com a Venezuela. Estamos sofrendo a pressão de potências Européias, de olhos nas riquezas da Amazônia (grande parte de nosso território), afirmando que a mesma é propriedade da humanidade. Importante desastre ecológico, com conseqüências outras, negativas, atinge nossas fronteiras marítimas sem que tenhamos efetiva guarda costeira e fluvial e sistema de proteção e vigilância. O crime organizado se vale das fronteiras ao Norte e a Oeste, sem controle adequado, para o tráfico de armas e de drogas. Para a consecução do sistema de vigilância respectivo, não há recursos, como também para outras medidas similares. Os mesmos recursos que foram negados e desviados aos bilhões por Lula e quadrilha.
Este governo será a redenção deste País se privilegiar o combate a corrupção e o desenvolvimento científico tecnológico (educação implícita), criando rede de centros de pesquisas, envolvendo empresas, universidades (valorizando-as) e as FA na busca de inovações tecnológicas, fortalecendo não só a capacidade de defesa da Nação como também agregando valor aos produtos de exportação da agropecuária e da indústria em geral e incrementando o bem estar da nossa população.
Os recursos para a Defesa e para os centros de pesquisas poderão advir da taxação das receitas originárias da exploração de minérios e, principalmente, do petróleo. Poderão advir, também, de investimentos estrangeiros. Um boa parte do que virá do Fundo Soberano da Arábia Saudita( cerca de 40 bilhões de reais) poderia alavancar, inicialmente e de imediato, projeto semelhante.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA é, também, PODER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário