terça-feira, 22 de outubro de 2019

LITERATURA NO NORDESTE - DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Cidades do sertão recebem projeto com Patrimônios Vivos e literatura

O projeto passará pela Feira Literária do Sertão (Felis) e terá uma edição na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Arcoverde. Foto: Jan Ribeiro/Divulgação.
O projeto passará pela Feira Literária do Sertão (Felis) e terá uma edição na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Arcoverde. Foto: Jan Ribeiro/Divulgação. ()
Como parte de uma ampla política pública de interiorização, os municípios de Buíque e Arcoverde recebem o projeto Outras Palavras, próxima quarta (23) e sexta-feira (25). Além de visitar escolas públicas da região com Patrimônios Vivos e artistas do estado, o projeto passará pela Feira Literária do Sertão (Felis) e terá uma edição na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Arcoverde, que abriga adolescentes em conflito com a lei.
Na próxima quarta-feira (23), os estudantes da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindo, em Buíque, vão conversar com Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e a escritora Ezter Liu, vencedora do V Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro Das tripas coração. Em paralelo, o artista Maggo MC oferece uma oficina de rimas na unidade da Funase Arcoverde entre os dias 23 e 25 de outubro. Já na sexta-feira (25), Ezter Liu e Maggo MC participam da programação na Felis.Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, destaca ainda a participação do Outras Palavras na Feira Literária do Sertão, realizada pelo Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar) e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). “A ideia é que nessas feiras vamos valorizar o ator cultural de cada região, dando oportunidade a pessoas que estão querendo promover sua arte, fazendo um bonito retrato da cultura pernambucana”, declara. A Felis faz parte da primeira edição do Circuito Cultural de Pernambuco, uma parceria entre a Secult-PE/Fundarpe e a Cepe, com a proposta de ampliar as ações de interiorização da cultura já consolidadas – feiras e tendas literárias – em treze municípios do Estado. A Secretaria Estadual de Educação é uma das parcerias na realização do Outras Palavras no estado. Em quatro anos de existência, o programa atingiu mais de 600 escolas pernambucanas, beneficiou cerca de 20 mil estudantes e distribuiu mais de seis mil livros nas bibliotecas por onde passou.
 
Serviço
Projeto Outras Palavras
Onde: Arcoverde e Buíque
Quando: Quarta-feira (23) e Sexta-feira (25)
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário