domingo, 11 de dezembro de 2016

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA - Carlito Lima

                          O DEZEMBRO QUE ME HABITA
                       
     Árvore de Natal decorada de Reisado, cheia de fitas.

              Dezembro, férias de verão, as festas natalinas faziam a alegria da moçada. Praça Sinimbu, Praça da Faculdade ( Afrânio Jorge). Armavam-se roda gigante, barquinhos, tiro ao alvo, um palco para folguedos natalinos rolando por toda noite. As mocinhas desfilavam na calçada em torno da praça, os jovens de blusa gola roulê, encostados nos carros paqueravam as meninas que vinham e que passavam num doce balanço a caminho do nada. Um forte alto-falante anunciava produtos patrocinadores e enviava recado a CR$ 2,00 (dois cruzeiros),  num som gutural o locutor enfático: “Alô, alô, Aninha Amorim, você é a garota que mais brilha nessa festa; assinado, você já sabe!”. "Alô, alô menina do vestido de bolinha azul, estou lhe esperando atrás da Igreja às nove horas."
    Época dos flertes, namoros bem comportados no portão de casa, festas de clubes ou casas, descobrindo o prazer de dançar. Música suave, blues e jazz americanos e de baião. Logo depois, arrebentou o rock. Ainda menino, aprendi os passos de Elvis Presley.
    Na festa de rua, construía-se a Nau Catarineta, navio de barro (taipa) no centro da praça, especialmente para dançar a Chegança, folguedo proveniente da Península Ibérica, auto de tema marinho contando as dificuldades da vida marítima, as tempestades, o contrabando, as brigas entre marujos e entre cristãos e mouros. Alguns personagens marcantes: o Almirante, o Padre e o Cozinheiro.
     Manoel, pintor de parede, todo ano fazia o papel do Almirante na Chegança. A partir do dia 6 de dezembro até terminar a Festa de Rua na Praça Afrânio Jorge, dia de Reis, 6 de janeiro, ele saía à rua fardado de Almirante de Chegança, só tirava a farda para dormir e trabalhar, assim mesmo porque tinha receio de sujar com tinta sua belíssima farda. À noite quem quisesse encontrá-lo era só aparecer no Cabaré da Railda, estava Manoel, Almirante, fardado junto à rapariga Joaninha Boca de Fole, seu xodó.
    No palco dos folguedos, toda noite havia a maior atração, o Pastoril, dança folclórica natalina formada por duas colunas de pastoras, cordão azul e cordão encarnado. As duas torcidas vibravam na platéia, maior competição. No final da Festa, era declarado o cordão campeão quem vendesse mais votos.
     As pastoras, com fantasias singelas, saias bem rodadas, entravam cantando a primeira jornada: “Boa noite, meus senhores todos... Boa noite, senhoras também... Somos pastoras, pastorinhas belas... que alegremente vamos a Belém...” Mestra, a primeira pastora do encarnado; contra-mestra, a do azul; entre as duas, Diana, fantasiada de azul e encarnado: “Sou a Diana... Não tenho partido... O meu partido são os dois cordões...”
    Menino meio danadinho, na puberdade, nos intervalos entre as jornadas eu chamava em cena uma pastora, alguma bonitinha, com os peitos mais acentuados. Ela entrava dançando ao som da música. No palco, eu colocava a cédula com alfinete, como quem prega uma medalha, descuidadamente, roçava o seio da pastora com a palma da mão, ela corava. Eu gritava de emoção: “Viva o cordão encarnado!”, descia feliz da vida, excitado, sentindo o seio em minha mão.
    Existe uma enorme diversidade de folguedos natalinos em Alagoas. O professor, pesquisador Théo Brandão, catalogou 36 tipos de grupos folclóricos. Guerreiro, Reisado, Boi, Coco de roda, Baiana, Taieira, Nega da Costa, Pagode, Fandango, Maracatu, entre outros.
   Por tudo isso, dezembro me encanta, alguns acham o natal triste, ao contrário, meu natal cada ano fica mais alegre. No mês de dezembro minha casa é decorada com um tema folclórico, inclusive a árvore de natal. Esse ano, é do Reisado, auto popular, formado por grupos de brincantes fantasiados, músicos, cantores que vão de porta em porta, anunciar a chegada do Messias, homenagear os três Reis Magos e fazer louvação aos donos das casas onde dançam, em troca de bebida e comida..

     Tornou-se tradicional o café em minha casa na manhã do 24 de dezembro oferecido aos parentes e alguns amigos. Início 7:00 h, término por volta das 14:00 h. Café nordestino com muita poesia, música, depoimentos, orações, ano passado dançamos o pastoril, a alegria reina nos abraços, beijos, gentilezas, sem troca de presente. Meu natal é o dezembro que me habita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário