terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

UM TEXTO DE FRANCISCO SALES


Cultura? Que cultura ?
Há dias no Penedo, envolvido com Colóquio sobre a negritude que a Casa promoveu, tenho acompanhado os desdobramentos que envolvem a Secretaria Municipal de Cultura do Penedo. Três reflexões permeiam meu pensamento.
A primeira é sobre a "necessária" acomodação política que parece ter cabido ao PT a indicação do titular da pasta. Aceitando este fato, ele se reveste de boa perspectiva: é o partido da Presidente da República, do Ministro da Cultura, além de ser um partido identificado com as causas populares.
A segunda reflexão recai sobre a escolha do titular. Mesmo sendo uma indicação partidária, o titular deve ser um homem da cultura ou em ultima análise, um reconhecido gestor. Os exemplos, nestes instantes, são inevitáveis. Marechal Deodoro que carrega como Penedo a responsabilidade histórica e consequentemente cultural de Alagoas, tem na figura do seu secretário Carlito Lima um êmulo propulsor de cultura daquele município. Outro exemplo vem de Ouro Preto. O seu Secretário de Cultura ocupa hoje a Presidência do Instituto Brasileiro de Museu- IBRAM. Poderia continuar citando outros exemplos, pois a lista é grande. O ultimo secretário de cultura, como vários outros que ocuparam a nossa secretaria, no nosso entender, deixaram muito a desejar e se abandonaram a função, não foi em decorrência do desconforto causado por se sentirem "peixe fora d'água", mas sim por questiúnculas partidárias.
A terceira e ultima consideração sintetiza todas as anteriores, pois nos direciona para a falta de um programa de governo, de um ideário, de metas, em suma: de um plano cultural para cidade na atual gestão.
Anuncia-se um novo Secretário de Cultura. Que este exiba o currículo que o credencia para tratar a cultura da heráldica cidade do Penedo - berço de Marechais, de Barões, de Diplomatas, de educadores. E que junto ao seu currículo venha o programa cultural de sua administração. Sem esses pre-requisitos a Secretaria Municipal de Cultura do Penedo continuará acéfala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário