segunda-feira, 30 de junho de 2014

Copa tem disputas entre favoritos europeus e 'zebras' africanas - G1

Os dois jogos da Copa do Mundo nesta segunda-feira (30) têm disputa entre favoritos europeus e "zebras" africanas. Válidos pelas oitavas-de-final, os confrontos são França x Nigéria, às 13h, em Brasília; e Alemanha x Argélia, às 17h, em Porto Alegre.

Nigéria e Argélia são os únicos "sobreviventes" de seu continente. Na primeira fase, foram eliminadas as seleções de Gana, Camarões e Costa do Marfim. A Nigéria é atual campeã da Copa Africana de Nações, mas vive um momento tenso, com direito a ameaça de "greve" dos atletas por falta de pagamento de premiação.
Já França e Alemanha protagonizaram, até aqui, algumas das goleadas mais impressionantes da Copa. Logo na rodada inicial, os alemães atropelaram Cristiano Ronaldo e companhia, impondo 4 x 0 em Portugal. Os franceses, por sua vez, fizeram 5 x 2 na Suíça.
G1 preparou um roteiro para quem vai acompanhar de perto essas partidas. Confira:
Gol de Benzema que o árbitro não validou acabou reconhecido por programa ambiental baiano (Foto: Getty Images)O atacante francês Benezma (Foto: Getty Images)
O atacante nigeriano Musa, autor dos gols de sua seleção na derrota por 3 x 2 para a Argentina (Foto: Marko Djurica/Reuters)Musa, da Nigéria (Foto: Marko Djurica/Reuters)
França x Nigéria, às 13h, em Brasília
Antes de a Copa do Mundo começar, a França não estava na lista de principais favoritos para vencer o torneio ou pelo menos chegar às finais. Os mais cotados eram Brasil, Argentina, Alemanha e Holanda. Ou ainda Itália e Inglaterra, que nem da fase de grupos conseguiram avançar.
Mas então os franceses passaram fácil por Honduras (3 x 0) e Suíça (5 x 2). A partir dali, os "Bleus" mostraram que desejam reverter a péssima imagem deixada na Copa de 2010, na África do Sul, quando terminaram no 29º lugar (entre 32 seleções). Ainda falta muito para repetir as bem-sucedidas campanhas de 1998 (1º lugar) e de 2006 (2º lugar). Mas o time está bem. Liderado por Benzema, o ataque é o ponto forte: na primeira fase, nenhuma outra seleção finalizou mais que a França, que tem média de 20,7 por jogo.

Uma preocupação dos franceses é o horário do confronto com os nigerianos, que alterou o cardápio dos atletas e os faz temerem o calor. "Já nos informaram que vamos comer macarrão logo cedo", afirmou o lateral Sagna em entrevista coletiva. O volante Schneiderlin falou sobre as altas temperaturas: "Mas não podemos deixar que isso atrapalhe a nossa mente. Temos que estar bem psicologicamente para a partida".

Sagna também elogiou a Nigéria: "Para mim é o melhor time africano. São muitos jogadores bons, alguns atuando na Europa. É um time perigoso, que vai ter garra, vai combater". Schneiderlin completou: "Os times africanos estão evoluindo. Conhecemos o impacto físico deles. Nesses últimos anos, eles progrediram na parte tática".

Nenhum comentário:

Postar um comentário