sexta-feira, 30 de agosto de 2013

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA - Carlito Lima

Estão Pisando as Flores e a 4ª FLIMAR vem aí


                                Banca de Revista abandonada há mais de um ano na orla, tirando a vista do mar
        
“Na primeira noite eles se aproximam, colhem uma flor de nosso jardim e não dizemos nada... Na segunda noite já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão e não dizemos nada... Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e conhecendo nosso medo arranca-nos a voz da garganta e por que não dizemos nada?... Já não podemos dizer nada".
Esse poema é  atribuído a Maiakowsky, poeta russo, guru das esquerdas nos tempos da ditadura. Seus versos eram lidos, recitados nos porões, nas prisões, nas reuniões, nos botequins. Este poema era o favorito de 9 entre 10 militantes, principalmente os de mesa de bar. Uma fábula pouco sutil contra a repressão. Época romântica, página passada de nossa história.
Nas minhas releituras, revejo esse poema atualíssimo na dura realidade da nossa cidade.
          Os vândalos estão à solta, colheram nossas flores, pisaram nosso jardim, encravaram outdoors, placas, faixas em nossa paisagem. Uma cortina de anúncios encobre a visão do azul-verde de nossos mares, poluindo visualmente uma das orlas mais bonitas do planeta. São os vândalos que estão transformando o calçadão, a urbanização de nossas praias, em um macacão de piloto de Fórmula 1, com profusão de propagandas inóspitas.
 Esses anúncios coloridos agridem a beleza natural das praias e coqueirais, com agravante do desrespeito à legislação e acobertados pela política de avestruz das autoridades. Esses devastadores de nosso belo patrimônio, com cara-de-pau, tentam nos convencer, estão embelezando Maceió com esses luminosos de gostos duvidosos e fabricação da pior qualidade. É a transformação do nosso maior patrimônio natural em uma pífia, caquética Las Vegas.
O privilégio de emporcalhar nossa orla, não fica por conta apenas desses gananciosos, imediatistas comerciantes, coveiros do turismo. Estão soltos os ambulantes, os barraqueiros, os felinos churrasqueiros. Sujam as praias, poluem os mares já degradados pelos esgotos dos inescrupulosos moradores da orla marítima. Afrontam as leis, matam nosso cão, pisam nossas flores, nossos jardins, roubam nossa Lua, e nosso Sol.
Mas ainda não arrancaram a voz da garganta. Podemos, devemos falar enquanto houver indignação, verde e esperança.
          Senhores que "fazem" o turismo e o meio-ambiente nas Alagoas: é preciso dar um basta na devastação de nossas belezas naturais. Dessa maneira acabam com o turismo; redenção, vocação, esperança e futuro da nossa amada imortal Alagoas.
           “Fazer” turismo não basta ir vender nossas belezas cênicas. É imprescindível trabalhar, reivindicar, orientar nossos governantes para que se tenha serviço urbano adequado e qualidade de vida, sem poluição de nossas belas praias. 
         A Prefeitura se acha impotente? Chame o Ministério Público. A Coordenadoria de Defesa dos Direitos de Cidadania está prestando um excelente serviço para a comunidade alagoana. Cidadania não implica só em direitos, pressupõem-se, sobretudo, deveres.
     Afinal, todos nós também somos responsáveis pela catástrofe urbana da orla. É preciso gritar alguma coisa enquanto temos voz e ainda podemos ver o exuberante azul esverdeado do nosso mar.
Esta crônica publiquei na Gazeta de Alagoas em 14 de junho de 1995, está atualíssima, não mudo uma vírgula.





4ª FLIMAR - Entre 25 e 28 de setembro o alagoano terá o privilégio de desfrutar da 4ª FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO, esse ano vai extrapolar com muitas palestras, folclore, banda de música, shows noturnos, FLIMARZINHA para  crianças, feirinha de cultura, desfile de moda renda, sarau poético na Casa-Museu do Marechal, trenzinho da BRASKEM em passeio no Centro Histórico. O Prefeito Cristiano Matheus convida a todos alagoanos assistirem um dos maiores eventos culturais do Nordeste. Haverá saída de ônibus e van em intervalos de 10 minutos no Terminal da Praça Afrânio Jorge, bairro do Prado. Vá se divertir e aprender, leve sua família, seu colégio. Marechal investe na maior riqueza do povo, sua CULTURA. Programação e informações no site-blog:  http://4flimar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário