quinta-feira, 20 de junho de 2013

JB NA HISTÓRIA

20 de junho de 1994 – Brasil estréia como favorito na Copa dos EUA



Após passar vinte anos protagonizando apagadas estréias em copas do mundo a Seleção Brasileira finalmente honrou o título de tricampeã do mundo, em seu primeiro jogo da competição mais importante do futebol, que, em 1994, era disputada nos Estados Unidos. O talento de Romário, que marcou o primeiro dos gols da vitória de 2 a 0 sobre a Rússia, tornou desequilibrada a partida diante do monótono futebol apresentado pelo time russo.

romario_CPDoc_JB


“Dou oito para a nossa atuação. E olha que não é sempre que uma seleção estréia em Copa ganhando esta nota. Joguei bem, mas sei que posso melhorar. Tenho certeza disso. É só esperar”, comentou o astro da partida pouco depois de voltar para a concentração.Além do baixinho Romário, o Brasil contava com a raça de Dunga e a agilidade de Bebeto, que perdeu belas chances de marcar seu primeiro gol no Mundial. O resultado da partida foi a constatação de que o time, dirigido pelo técnico Carlos Alberto Parreira, assessorado pelo tricampeão, Zagallo, se consolidava como o favorito da Copa dos EUA.


Na partida seguinte, a Seleção enfrentaria Camarões, jogo pelo qual passaria fácil, ganhando por 3 a 0, embora o baixinho, humilde, não previsse tal resultado: “Vi o jogo deles contra a Suécia pela TV [empatado em 2 a 2] e acho que vai ser mais difícil do que esta partida. O estilo deles é parecido com o nosso e isso pode dificultar”.


Mas ninguém conseguiria frear a raça e a rapidez da seleção canarinha. Com uma trajetória admirável, os brasileiros se classificaram em primeiro lugar no Grupo B e avançaram com tranquilidade até a final, disputada com a Itália, no dia 17 de julho. Numa partida emocionante, terminada em 0 a 0, a taça mais cobiçada do mundo foi decidida nos pênaltis. Os chutes certeiros de Romário, Branco e Dunga e a comemorada defesa de Taffarel, da bomba lançada por Massaro, deram ao Brasil o título de tetracampeão de futebol do mundo.
Dunga_Taca_CPDocJB
« anterior  próximo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário