sábado, 13 de outubro de 2012

Amapá se prepara para sediar primeira Feira de Livros A feira acontecerá no período de 3 a 6 de novembro. CARLITO LIMA ESTÁ NA PROGRAMAÇÃO


Thiago Soeiro - jornalismo@portalamazonia.com
O lançamento contou com a presença de autoridades locais e do público em geral/ Foto: Thiago Soeiro/ Portal Amazônia
MACAPÁ – Incentivar e fomentar a literatura no Estado são alguns dos objetivos da 1ª Feira de Livros do Amapá (Flap), lançada oficialmente pelo governo nesta terça-feira (18). O evento está marcado para acontecer no período de 3 a 6 de novembro. Locais como a Escola de Administração Pública (EAP), Biblioteca Pública e no Teatro das Bacabeiras, formarão o corredor literário.
O tema da feira será “Mar acima Mar abaixo” e terá como patrona a escritora quilombola Esmeraldina dos Santos, que publicou em 2002, o livro “Histórias do Meu Povo”, onde conta histórias de sua família e apresenta uma das muitas versões para o significado da palavra Curiaú.
“Para mim está participando como patrona deste evento é um motivo de grande felicidade, porque o mundo precisa de conhecimento e a leitura é um dos meios de ser chegar a esse conhecimento. Vejo a iniciativa como um incentivo à leitura e também ao escritores, já que a feira servirá também como um local para conhecermos os trabalhos dos novos escritores do Amapá”, ressalta Esmeraldina
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) no Estado, Carla Nobre, este evento será um marco para a literatura e para o setor livreiro do Estado que será fomentado com o cheque-livro. “O cheque-livro é uma iniciativa do governo que distribuirá mais de mil cheques de diversos valores a alunos e professores de escolas e universidades públicas e privadas para que com ele, possam adquirir os livros, e assim movimentar o comercio livreiro”, destaca Carla.
Ela contou ainda que durante a feira será lançado cinco livros de autores locais, quatro mesas de debates, exposição de arte visual, vale livro para escolas, cinco apresentações teatrais, 10 contações de histórias, duas oficinas, além de 10 recitais e cinco palestras.
A patrona da Flap será a escritora quilombola Esmeraldina dos Santos/ Foto: Thiago Soeiro/ Portal Amazônia
“Será lançado um edital de chamamento público para os escritores amapaenses. E ainda teremos 10 estandes de expositores do setor livreiro e 10 estandes do governo de setores ligados ao livro e à leitura. A feira contará com a presença de escritores da Guiana Francesa e de outros estados do Brasil, para que juntos possamos fazer uma boa troca de conhecimentos literários”, conclui Carla Nobre.
O evento faz parte do Plano Estadual do Livro e da Leitura. O investimento do governo do Estado no festival literário será de aproximadamente R$ 263 mil e visa o incentivo a leitura e o fortalecimento da literatura no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário