7 de julho de 1912: Fluminense vence o primeiro Fla-Flu
"Se o Flamengo tivesse ganho, a rivalidade morreria ali. Mas a vitória tricolor agravou-se na carne e na alma flamengas." Nelson Rodrigues
Foi no Estádio das Laranjeiras que o Fluminense recebeu o Flamengo para a disputa do primeiro daquele que entraria para a história como um dos mais concorridos clássicos do futebol brasileiro.
Logo na saída de bola, Edward Calvert marcou para o Fluminense. O empate, veio ainda nos minutos iniciais do primeiro tempo: Arnaldo. No segundo tempo, James Calvert colocou novamente o Fluminense à frente do placar. Com o gol de Píndaro, do Flamengo, a partida estava outras vez empatada, até que Bartô, do Fluminense, decidiu o jogo. E com o time reserva, o dono da casa venceu por 3 a 2.
E como registrou Nelson Rodrigues, se o Flamengo tivesse vencido a partida, talvez a rivalidade tivesse terminado ali. Mas a vitória tricolor, pelo contrário, inflamou ainda mais as divergências que se evidenciaram no ano anterior, quando uma briga interna foi o estopim para que nove dos 11 titulares do clube das Laranjeiras, que conquistaram o título carioca, deixassem o elenco e criassem o time do Flamengo, até então uma agremiação de regatas.
Passado um século, essa rivalidade mantém-se mais viva do que nunca. E sempre que entram em campo para mais um confronto, é como se fosse pela primeira vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário