RAZÕES PARA VIVER COMO IDOSO
Milton Hênio Gouveia - É médico, pediatra. Membro da Academia Alagoana de Letras
A medicina trabalha a todo vapor para o surgimento de remédios cada vez mais atuantes sobre as diversas doenças que afetam o homem moderno, inclusive o câncer. É que esta doença tem caminhado de forma rápida, impressionante, atingindo milhões de pessoas no mundo. As pesquisas mostram, entretanto, que os bons pensamentos representam o maior aliado do ser humano na prevenção das doenças e um colaborador para sua cura. Nossos pensamentos funcionam como um conselheiro que sussurra no ouvido de um governante. Temos visto na televisão as boas noticias de artistas que têm melhorado do câncer com meditação e auto-ajuda.
Nossas células respondem através do sistema imunológico aos estímulos vindos dos nossos pensamentos, promovendo a melhora do estado geral do paciente. É impressionante a força do pensamento positivo em nossa vida. Durante esses 50 anos no exercício da medicina, pude verificar essa realidade em muitos amigos e bem recente em meu genro, agredido por essa enfermidade. A melhora dele é surpreendente. Nossa vida depende do nosso sistema imunológico. Nossas endorfinas não são produzidas se estivermos nervosos, ansiosos, estressados. Então surge a doença.
A sabedoria está em termos fé, paciência e calma na caminhada da vida. A doença representa portanto, um insucesso do organismo para adaptar-se a alguma influencia negativa. Se a ciência a cada dia avança em novas descobertas para que as pessoas acrescentem mais dias à vida, é claro que devemos fazer todo o possível para acrescentarmos mais vida aos anos. Sábios e afortunados são todos aqueles que plantam otimismos, justiça, esperança e alegrias no viver, como se estivesse repartindo o seu próprio coração. Portanto, para termos uma vida longa e uma velhice feliz, é preciso lutarmos para termos bons pensamentos. Infelizmente há pessoas que sofrem de preocupação crônica e ficam sem saber porque a pressão arterial está sempre alta. Na verdade nenhum organismo aguenta muito tempo as agressões que lhes são impostas. Para driblar as tensões que fazem da vida um desespero, o individuo tem que ter como a criança a hora do recreio e nesse tempo procurar bem estar e lazer. Conserve a vitalidade – eis o segredo. E esta reside no amor à vida.
A vida é uma passagem e um aprendizado de paciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário