sábado, 4 de fevereiro de 2012

UM TEXTO DE MARCOS DAVI MELO


AGRADECENDO AOS AMIGOS
Por: » MARCOS DAVI MELO - médico

No sábado passado às margens da lagoa Manguaba, o Carlito Lima, esse amorável agitador cultural, promoveu em Marechal Deodoro a bela cerimônia da estreia do Ninho do Pinto.

Uma multidão ocupou a orla lacunar a espera de festa e alegria, pois de dissabores todos fogem.

Era manhã ensolarada: na orla, bandas de música, foliões e fantasias. A diretoria do Pinto da Madrugada presente e homenageada; lá pras tantas, vem singrando lá das bandas da Massagueira um garboso barco todo enfeitado, como as galeras de Bem Hur nas saturnais romanas. Nele, o Ninho, uma banda de frevo e um grupo de passistas de Olinda.

A multidão recebeu os navegantes euforicamente e saiu em bloco pelo Berço da República. Acompanhando o cortejo musical, além da população da cidade, imagino que vi os siris agitando as suas patinhas batendo palmas e as alvas garças fazendo voos rasantes e ritmados.

Na terça-feira vivi uma emoção intensa, ímpar, difícil de descrever: o lançamento de meu livro “Pintando o Passo” no hotel Ponta Verde: com a presença generosa e maciça de amigos,colegas, intelectuais, imortais e desconhecidos, lancei o livro com ilustrações do mestre Ênio Lins, orelha de Eduardo Lyra, prefácio de Douglas Apratto e posfácio de Braga Lyra.Ao final da noite, quase duzentos volumes tinham sido autografados. Jamais poderei agradecer suficientemente a tantas gentilezas e fraternidades dos presentes, que agigantaram a homenagem à Marcial Lima.

Além de Ivanelza,meu pai, felicíssimo,celebrou lá o aniversário de 93 anos. Como nada é perfeito, a ausência de meus três filhos, distantes de Maceió, na luta pela sobrevivência, pesou. Mas meu neto, João Pedro, compensou: reinou como um pequeno e encapetado Momo. Vivi emoções insuperáveis, pelas quais só agradeço a todos.

Na quinta-feira, o estruturado veículo do gentilíssimo dr. Areias Bulhões trouxe do Estado de Pernambuco, lá das alturas da cidade de Olinda, de onde veio ao mundo pela magia de Botelho, o boneco de Marcial Lima, que está confortavelmente hospedado na mansão do dr. José Tenório, de onde só sairá na manhã de domingo para ser batizado. Continuam as homenagens ao saudoso Marcial Lima, que sempre serão insuficientes perante o que fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário