quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PREFEITURA DE MARECHAL DEODORO DEBATE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM A POPULAÇÃO


A audiência pública sobre o novo local de tratamento dos resíduos sólidos, em Marechal Deodoro, foi realizada na manhã de hoje (23), no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, no centro histórico, com representantes da gestão municipal, como prefeito Cristiano Matheus, vice Petrúcio “Fifi”, secretário municipal de meio ambiente Erickson Machado, secretário de Infraestrutura Fernando Cavalcante e o presidente da ASERV, agência reguladora que organizou a audiência - Carlito Lima, secretariado municipal em geral, além da população e representante de associações de defesa do meio ambiente, entre outras representatividades.
A reunião tratou dos impactos ambientais do novo local. A intenção era ouvir a equipe responsável, que realizou estudos na nova área, esclarecer dúvidas e debater junto à população presente, idéias que vinham surgindo sobre a real situação do tratamento de resíduos sólidos, além do antes e depois do atual aterro sanitário de Marechal Deodoro, que será transferido para uma nova área, atendendo as normas e padrões sanitários.
O presidente da ASERV, Carlito Lima, destacou a importância do tratamento do lixo para os dias de hoje. Ele ainda ressaltou que devemos começar aprender a produzir menos lixo e que a audiência teve a finalidade de discutir a destinação final do lixo em Marechal Deodoro, com esse novo projeto de um local adequado para implantação da chamada “Usina de Reciclagem”.
Um dos convidados, o técnico ambiental Lucas Santana, apontou várias situações com relação ao tratamento adequado que pode ser dado ao lixo, citando as diversas formas de destinação final dos resíduos. Deixando claro que a responsabilidade não é só do poder público, mas sim da consciência da sociedade civil, destacando a importância da educação ambiental e dos cidadãos que são multiplicadores de idéias.
O prefeito Cristiano Matheus, por sua vez, disse que Marechal Deodoro está saindo na frente de muitos municípios, com a implantação desse novo local, e pedi a conscientização e o respeito com o meio ambiente, principalmente, com as belezas naturais do município. Ele ressaltou ainda, que precisamos dá o tratamento adequado aos resíduos produzidos pela população, cumprindo a legislação ambiental, fazendo isso, “estamos ganhando saúde e qualidade de vida”.
Ao final, os participantes fizeram suas considerações e informaram que o projeto será discutido em mais vezes, onde serão realizadas mais algumas audiências com a população deodorense.
por Luciano Pinto / fotos: Pablo De Luca

Nenhum comentário:

Postar um comentário