sábado, 31 de dezembro de 2011

COMER À NOITE ENGORDA


Para manter um peso corporal adequado e não engordar é preciso levar muito em conta os horários. Quem costuma ingerir mais alimentos no período noturno é mais propenso a ganhar peso, revela uma pesquisa da Universidade de Northwestern, em Illinois, nos Estados Unidos.
Pessoas que consomem mais da metade das calorias diárias após o jantar, ou que trabalham em turnos noturnos, tendem a engordar mais, porque "se alimentam no horário no qual o ritmo natural do corpo pede para dormir", explicam os autores do estudo, publicado na revista “Obesity”.

O trabalho, dirigido pelo pesquisador Fred Turek, autor principal do estudo, teve como foco o ritmo circadiano, uma espécie de relógio biológico que aponta quando é hora de dormir, acordar e comer ao longo das 24 horas do dia e que tem um papel importante no estudo da obesidade.

Para chegar à conclusão de que comer sem respeitar o ritmo circadiano metabólico facilita o surgimento da obesidade, os responsáveis da pesquisa estudaram durante seis semanas dois grupos de ratos, que seguiram uma dieta com alto conteúdo em gorduras: um durante as 12 horas do dia e o outro durante as 12 horas noturnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário