domingo, 31 de julho de 2011

Pintura sacra oculta há 80 anos é apresentada em Penedo -TRIBUNA HOJE


Foto: travelpod.com
Uma pintura sacra do século 18 que estava coberta de tinta havia mais de 80 anos pode ser visitada a partir desse sábado (30) no altar-mor da Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, na cidade histórica de Penedo (156 km de Maceió).
A imagem de Nossa Senhora dos Anjos com o menino Jesus pintado no ventre foi resgatada após o trabalho de restauração do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e está completamente recuperada, segundo traços e pinturas originais. A imagem de Maria grávida de Jesus faz parte do conjunto de obras artísticas do cruzeiro do altar-mor da igreja do Convento Franciscano de Penedo.
Segundo o guardião do complexo conventual, frei José Teixeira, conhecido como frei Zezinho, a reforma e a restauração da Igreja foram necessárias devido à ação do tempo, que trouxe fungos na madeira e o desaparecimento do verniz.
Além do ataque de cupins, que arruinou a madeira das juntas dos altares e do forro do teto, outros espaços, como os altares, o púlpito, a escadaria e capitéis da igreja foram restaurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário