quinta-feira, 28 de abril de 2011

JB ONLINE - DIAS 27 e 28 DE ABRIL NA HISTÓRIA

1973 - Jacques Maritain morre aos 90 anos

"Sinal de maturidade humana é aceitar o desafio do sofrimento.Maritain

Morre Jacques Maritain. Jornal do Brasil: Domingo, 29 de abril de 1973.
O intelectual católico Jacques Maritain, filósofo que forneceu bases para a criação da Democracia-Cristã, morreu no convento da Fraternidade dos Irmãozinhos de Jesus, em Toulose, Sul da França, de uma síncope. Nascido na Paris de 1882, foi considerado o maior filósofo e pensador católico do século 20, convertido através da obra e do conhecimento pessoal do seu padrinho Leon Bloy - um dos grandes responsáveis pela transformação espiritual e litúrgica da Igreja nos Anos 20 e 30. Foi casado com a escritora e mística Raissa Oumançoff, judia russa que com ele se converteu à religião católica.

Em sua última entrevista ao Jornal do Brasil, em 11 de novembro de 1972, Maritain declarou que sua vida se dividia em seis fases. A preparação, que vai até 1910, período onde encontra Raissa, sua mulher; descobre Bergson (que lhe revelou a metafísica) e Leon Bloy. Afirmou na ocasião que sua conversão ao catolicismo veio lhe dar plenitude ao aprendizado espiritual que terminou com a descoberta do tomismo, em 1909. O segundo período é o magistério de Filosofia, em Paris, que se inicia com o primeiro artigo sobreA Cidade Moderna e A Razão. Com a guerra, em 1939, termina o segundo período, começando o exílio em Nova Iorque. Depois a Embaixada da França, no Vaticano, de 1945 a 1948. A sexta e última fase é a sua passagem pela Fraternidade dos Irmãozinhos de Jesus até o fim da vida.

Para ler a entrevista exclusiva na íntegra, clique sobre as imagens abaixo:
Jornal do Brasil: 11 de novembro de 1972.Jornal do Brasil: 11 de novembro de 1972.

27 de abril de 1940 - A inauguração do Estádio Pacaembu

A inauguração do estádio do Pacaembu. Jornal do Brasil: Sábado: 27 de abril de 1940.
"Revestiu-se de intenso brilho a inauguração do majestoso Estádio Municipal do Pacaembu. Repleto de uma assistência entusiástica, o grandioso Estádio da capital paulista apresentava um aspecto deveras empolgante, com o desfile dos atletas, que arrancavam frequentes e prolongadas salvas de palmas, ao som das marchas das bandas militares no auditório." Jornal do Brasil

São Paulo iniciava uma nova era para o esporte no país. Marcado por um grande desfile de abertura, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, dos interventores de São Paulo e Rio, do Prefeito de São Paulo e demais autoridades ilustres, foi inaugurado o Estádio Municipal do Pacaembu, firmando-se como o maior complexo esportivo da América do Sul. O evento foi amplamente divulgado e celebrado por paulistas e visitantes que chegaram de diferentes partes do Brasil para assistí-lo.

Estádio Pacaembu. Inauguração. Reprodução.
A primeira partida de futebol foi disputada em 28 de abril de 1940, quando o Palestra Itália, hoje Palmeiras, derrotou o Coritiba por 6 x 2. Rodada dupla, no segundo jogo foi a vez do Corinthians vencer o Atlético Mineiro, por 4 x 2. A disputa final do torneio, Taça Cidade de São Paulo, foi entre Corinthians e Palestra, sagrando-se este campeão.

Palco de grandes eventos, o Pacaembu acolheu a Copa de 1950, competição disputada também nos gramados do Maracanã e os Jogos Pan-Americanos de 1963, que teve São Paulo como cidade sede.

O Estádio Municipal do Pacaembu leva hoje o nome do Marechal da Vitória, Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas vitoriosas campanhas das Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário