segunda-feira, 14 de março de 2011

Espanha julga cartunistas por charge de príncipe fazendo sexo


O Tribunal Superior da Espanha julga dois caricaturistas, criadores de uma charge onde o príncipe Felipe aparece tendo relações sexuais com a mulher, a princesa Letizia.A caricatura foi capa da revista El Jueves e pretendia fazer uma brincadeira com a lei que oferece dinheiro aos casais que têm filhos.Na charge havia também uma frase onde o herdeiro ao trono espanhol dizia que, com a nova legislação, seria a primeira vez em que ele teria um trabalho na vida.A revista foi retirada das bancas espanholas, pouco depois de ser publicada, por ordem judicial.
Os caricaturistas Guillermo Torres e Manel Fontdevilla foram acusados de difamar a família real e terão que se declarar diante do juiz. A promotoria pede multa equivalente a R$ 9,4 mil para cada um, ou prisão domiciliar durante dez meses.
No processo, o promotor definiu a ilustração como "claramente denegrinte e objetivamente difamadora. Um atentado contra a honra do príncipe. Além de uma deliberada e indevida utilização da imagem com evidente e consciente menosprezo à coroa, causando notável dano ao seu prestígio institucional". A charge foi publicada depois que o governo espanhol anunciou o projeto-lei do "cheque-bebê" - uma subvenção equivalente a R$ 6,5 mil para cada criança que nasce no país, incentivando, assim, um aumento nos índices de natalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário