sexta-feira, 18 de março de 2011

Documentário ‘Águas Claras’ será exibido em Branquinha

Resgatar a memória de um povo para que ela não se perca entre as ruínas da cidade, destruída pela enchente de junho de 2010. Este é um dos objetivos que levaram estudantes de Comunicação Social a construírem o documentário ‘Águas Claras’, a ser exibido neste sábado (19), para os moradores de Branquinha.
Em 15 minutos, os estudantes, coordenados pelo Professor Mestre Cláudio Jorge Morais, retrataram em imagens e depoimentos o sentimento e um pouco da história do povo de Branquinha, uma das 21 cidades alagoanas atingidas pela enchente.
Branquinha foi um dos municípios mais atingidos pela catástrofe, pela proximidade com o Rio Mundaú. Após o acidente, a cidade deve ser reconstruída, longe do rio, que transbordou deixando mais de 47 mil desabrigados no Estado, segundo dados da Defesa Civil Alagoana.
O documentário já deu origem a um projeto de pesquisa, que envolve cerca de 20 alunos dos cursos de Comunicação Social e Psicologia, visando, por meio do cinema, potencializar a memória dos sujeitos envolvidos e identificar os sintomas, por vezes, traumáticos e contraditórios da devastação.
De acordo com Cláudio Jorge Morais, o filme é uma forma de manter viva a história de um povo que pode ter suas vidas materiais reconstruídas, mas que também precisam cultivar suas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário