domingo, 3 de maio de 2015

Projeto de revitalização do CORREDOR VERA ARRUDA desagrada a moradores




GAZETA DE ALAGOAS - 3 de maio de 2015

CORREDOR VERA ARRUDA. Espaço sofrerá grandes intervenções
Por: IGOR GOUVEIA * - ESTAGIÁRIO

Enquanto na Grécia Antiga as praças e corredores públicos eram palcos nos quais as grandes decisões que afetavam diretamente a vida da população eram tomadas, em Maceió, é em gabinetes fechados que se decide o destino de grandes espaços, como o Corredor Vera Arruda, cartão-postal da cidade.

Inaugurado em setembro de 2004, o local surgiu como importante espaço verde entre os prédios verticais, situados no loteamento Stella Maris, no bairro de Jatiúca. Com a proposta de ser uma área voltada para a prática de esportes e lazer, o Corredor Vera Arruda, em pouco tempo, transformou-se também em um atrativo turístico e palco de grandes homenagens aos mestres da cultura popular alagoana.

Entretanto, com o passar do tempo, o projeto paisagístico implantado, de autoria das arquitetas Tatiane Macedo e Rosa Elena T. de Castro Nogueira, que propôs a construção de uma grande praça com espaços para caminhadas, ciclovia, baby-place, play-ground, equipamentos para fisiculturismo e anfiteatro, foi se deteriorando. Seja pelo vandalismo, falta de segurança ou pelo esquecimento de alguns gestores, aos poucos, o que era para ser um espaço seguro para os moradores da região, foi agonizando e transformou-se em ponto de assaltos, consumo e venda de drogas, e mortes, como a do médico José Alfredo Vasco Tenório, ocorrida em 2012 após um furto.

Agora, na tentativa de revitalizar o lugar, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), anunciou, no último mês, que ações de reforma e requalificação serão realizadas no lugar. Segundo o órgão, grandes intervenções serão feitas para garantir a mobilidade urbana da região e novos atrativos serão colocados no espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário