segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

JB NA HISTÓRIA


13 de fevereiro de 1960: França testa bomba atômica no Saara

A explosão da primeira bomba atômica francesa. Jornal do Brasil: Domingo, 14 de fevereiro de 1960.

A primeira bomba atômica francesa explodiu na manhã do dia treze de fevereiro, no Saara Francês, tendo sido a experiência onsiderada bem sucedida pelos cientístas e militares. A bomba foi instalada em uma torre de aço com 106 metros de altura, e as primeiras indicações após a explosão foram de que as regiões habitadas não tinham sofrido qualquer contaminação radioativa. Embora o engenho fosse chamado de bomba, mais parecia uma máquina atômica que foi levada em peças ao lugar da explosão e ali armada.

A notícia da explosão foi transmitida do local, localizado ao sul de Orã, cidade da Argélia, então província francesa, para o presidente da França, De Gaulle, em Paris. Com o lançamento, De Gaulle esperava que os Estados Unidos aceitassem compartilhar os segredos atômicos com a França, uma vez que, com a explosão de sua primeira bomba, o país teria passado a integrar o grupo das potências nucleares, formado então pela União Soviética e a Grã-Bretanha além dos norte-americanos.

“A explosão ocorreu nas condições previstas de poder e segurança. O explosivo nuclear utilizado foi o plutônio. Foi integralmente garantida a segurança das populações do Saara e dos países vizinhos”, dizia um comunicado divulgado pela Presidência da República francesa. “Nessas condições, graças ao esforço nacional, pode a França reforçar o seu poderio defensivo, o da comunidade francesa e o do Ocidente. Por outro lado, a República Francesa está em melhores condições para fazer sentir a sua ação no sentido da conclusão dos acordos entre as potências atômicas, tendo em vista a realização do desarmamento nuclear”, finalizou a nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário