sábado, 13 de agosto de 2011

A SEMANA


Top da semana

Assuntos para levantar qualquer conversa.
por Mauricio Stycer

06 de Agosto a 12 de Agosto - 2011

Semana de violência, no Brasil e no mundo. Na Inglaterra, uma onda de protestos se espalhou por diferentes cidades depois da morte de um homem pela polícia em Londres. Em Niterói, uma juíza "marcada para morrer" foi assassinada com 21 tiros. Um ônibus sequestrado no Rio lembrou o famoso e trágico caso do "174"
  • A morte de um homem de 29 anos pela polícia, em Tottenham, acendeu o pavio na Inglaterra, estimulando dezenas de protestos violentos, saques e confrontos em diferentes bairros de Londres e em outras cidades do país. Depois de cinco dias, o saldo dos conflitos era de cinco mortos e mais de 1.600 presos.
  • O rebaixamento da nota da dívida americana pela primeira vez na história, de AAA para AA+, provocou um efeito-dominó nas bolsas de valores do mundo inteiro. Na Bovespa, segunda-feira, houve queda de 8%, o pior dia desde a crise de 2008. A semana termina com recuperação dos negócios na Bolsa de Nova York depois de notícias positivas sobre a economia americana.
  • Conhecida pelo combate ao narcotráfico e também pela condenação de policiais criminosos, a juíza Patricia Acioli fazia parte de uma "lista negra" com os nomes de 12 magistrados 'marcados para morrer', encontrada com um traficante. Sem escolta policial, ela foi assassinada com 16 tiros na madrugada de sexta-feira, em Niterói.
  • Cerca de 20 passageiros foram feitos reféns durante aproximadamente uma hora na noite de terça-feira, na avenida Presidente Vargas, no centro do Rio. A polícia reagiu com tiros, prendendo os criminosos. Três pessoas ficaram feridas, uma com gravidade, provavelmente atingidas por tiros disparados por policiais.
  • As acusações de corrupção no Ministério dos Transportes, que causaram a queda do ministro e de uma dezena de assessores, tiveram impacto na mais recente avaliação do governo. A popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu de 56% em março para 48% no fim do mês passado, segundo pesquisa CNI/Ibope.
  • Uma operação da Polícia Federal levou à prisão de 36 pessoas, acusadas de negócios ilegais envolvendo o Ministério do Turismo. Entre os presos, está o número dois da pasta. O esquema de corrupção desviou cerca de R$ 3 milhões destinados para um convênio que teria a finalidade de prestar serviços de capacitação aos servidores do ministério
  • Eleito com a promessa de descobrir o que faz um deputado federal, o palhaço Tiririca já tem uma resposta: "É uma pessoa que trabalha muito e produz muito pouco". Arguto, ele não teve a menor dificuldade de sintetizar o que é a Câmara dos Deputados: "É uma fábrica de loucos. Uma fábrica de loucos".
  • Uma linha de crédito especial do BNDES, destinada a apoiar projetos hoteleiros com vistas à Copa do Mundo de 2014, está sendo usada para a construção de um hotel para romeiros, em Aparecida, no Estado de São Paulo. O Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida vai receber R$ 32,5 milhões de empréstimo do banco para a construção do hotel popular "Cidade dos Romeiros".
  • A seleção brasileira perdeu mais uma, desta vez para a Alemanha, por 3 a 2, em amistoso em Stuttgart. O mau desempenho da equipe comandada por Mano Menezes pode vir a afetar as contas da CBF. Segundo Ricardo Perrone, patrocinadores reclamam que desembolsam valores dignos da melhor seleção do mundo, o que o Brasil está longe de ser hoje.
  • 10º
    Depois de três meses de campanhas educativas, a Prefeitura de São Paulo anunciou mais rigor na fiscalização em 78 pontos do centro expandido da cidade, a fim de multar os motoristas que desrespeitam os pedestres. No primeiro dia de ação, o Corpo de Bombeiros registrou 14 atropelamentos na capital paulista.
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.Conheça seu Blog no UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário