domingo, 21 de agosto de 2011

JB NA HISTORIA 20 DE AGOSTO


20 de agosto de 2000 - Pimenta Neves mata Sandra Gomide

Jornal do Brasil - Rio de janeiro, 27 de agosto de 2000
O jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, ex-diretor de redação do jornal 'O Estado de S. Paulo', matou com dois tiros a ex-namorada, também jornalista Sandra Gomide, na época com 32 anos. Os dois se conheceram em 1997 e tiveram um relacionamento por cerca de três anos e estavam separados. Réu confesso, o jornalista alegou que Sandra o traía. O crime ocorreu em um haras de Ibiúna (SP), perto da chácara da família Gomide.

Desde então, os pais de Sandra, Leonilde e João Gomide, passaram a apresentar diversos problemas de ordem psicológia. João Gomide adquiriu ainda problemas de insuficiência cardíaca, submetendo-se a quatro intervenções coronárias.

O jornalista ficou sete meses preso. No dia 23 de março de 2001, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar permitindo ao assassino confesso aguardar o julgamento em liberdade. Em 26 de junho de 2001, o STF confirmou o habeas corpus que revogou a prisão preventiva do jornalista decretada na época do crime. A defesa de Pimenta Neves tentou demonstrar aos jurados que ele sofria de estresse emocional que o deixou desorientado na época do crime.

Apesar de ter cometido crime hediondo duplamente qualificado - sem dar chance de defesa à vítima e por motivo fútil, Pimenta é visto freqüentemente em festas, na praia de Ubatuba ou fazendo compras nos sofisticados shoppings da região.

Em 2006, ele foi condenado a 19 anos e dois meses de reclusão em regime fechado. No entanto, alegando entendimento anterior do Supremo Tribunal Federal (STF) - de que os condenados podem recorrer em liberdade até que todos os recursos sejam julgados -, o juiz de Ibiúna concedeu ao jornalista o direito de recorrer em liberdade. Ao julgar recurso a favor de Pimenta Neves, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou a confissão espontânea do crime e reduziu a pena para 18 anos. Alegando a mesma atenuante, a defesa conseguiu no STJ a redução para 15 anos. Os advogados do jornalista continuaram recorrendo até que, em 24 de maio de 2011, o STF negou o último recurso e determinou que a pena fosse imediatamente cumprida. Em seguida, policiais cercaram a casa de Pimenta Neves, na capital paulista, e ele se entregou.
Pimenta Neves a caminho da delagacia, após prisão.
No dia seguinte, Pimenta Neves foi transferido para o complexo penitenciário de Tremembé, no interior do Estado de São Paulo, onde cumpre pena da sentença de 15 anos de reclusão em regime inicialmente fechado.

Outras efemérides de 20 de agosto:



1949: Criada a Escola Superior de Guerra
1988: Termina a guerra Irã-Iraque

Nenhum comentário:

Postar um comentário