terça-feira, 31 de maio de 2011

BRASIL E URUGUAI

A presidente do Brasil, Dilma Roussef, e o presidente do Uruguai, José Mujica, comprometeram-se nesta segunda-feira a fortalecer uma relação bilateral ‘estratégica’ e de integração regional - no Mercosul e na Unasul - após firmarem quinze acordos de integração física e energética em Montevidéu. 
Em uma declaração conjunta após o encontro de aproximadamente duas horas, ambos os líderes ratificaram seu ‘firme compromisso com o fortalecimento’ da Unasul e seu ‘compromisso prioritário com a consolidação do Mercosul como instrumento de melhora da qualidade  de vida de seus povos e de inserção internacional do bloco’. 
Em seguida, ambos endossaram a ‘necessidade de reforma das Nações Unidas, em particular do Conselho de Segurança, com o objetivo de convertê-lo em um órgão mais representativo, legítimo e eficaz’, segundo o texto. 
Também enfatizaram a importância de ‘obter resultados concretos durante a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas’.
TV Digital
Dilma chegou a Montevidéu pouco antes do meio-dia e se dirigiu ao Centro de Desenvolvimento de Conteúdos e de TV digital do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), construído em cooperação com o Brasil, onde foi recebida por Mujica. 
O Uruguai - que adotou em dezembro de 2010 a norma de televisão digital nipônico-brasileira, levando-se em conta que inicialmente seria adotada a norma europeia - firmou nesta segunda-feira com o Brasil um Acordo Complementar ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica para a implementação do projeto de TV digital e para aprofundar a chegada da banda larga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário