sábado, 19 de março de 2011

PRAIA DO FRANCÊS - MARECHAL DEODORO - ALAGOAS


Praia está situada a poucos quilômetros de Maceió e reúne surfistas e gente descolada. Porém, faltam opções de lazer para os visitantes
Turista toma banho de sol: tranquilidade


DANIELLE NORONHA
Marechal Deodoro (AL) - Um dos principais destinos turísticos do nordeste, a Praia do Francês, em Alagoas, tem ingredientes para satisfazer a todos que buscam diversão, descansar ou praticar esportes. A poucos quilômetros de Maceió, capital do estado, a praia está localizada no município de Marechal Deodoro, onde nasceu o proclamador da República brasileira.
Parada obrigatória de surfistas de todo o mundo, a Praia do Francês é considerada por muitos o “Havaí Brasileiro”. São 34 km de areia fofa e branquíssima, águas verdes e límpidas, centenas de enormes coqueiros à beira mar e ondas tubulares que chegam a mais de 2 m. A praia já serviu de palco de diversos eventos ligados ao esporte, como campeonatos de surfe nacionais e internacionais.
Lugar é tranquilo e favorece o descanso
Mas o que faz as ondas do Francês serem tão famosas? Evanildo Viana (38), praticante do esporte há 25 anos, responde: “o fundo de areia proporciona uma onda com muita qualidade e a presença da barreira de corais forma uma espécie de túnel onde as ondas podem fazer um corredor e concentrar a sua força, ficando mais perfeita e simétrica”.

Se você não é surfista, não se preocupe. Não são apenas os praticantes desse esporte que podem desfrutar das belezas do Francês. As ondas mais fortes ficam do lado direito da praia. Do lado esquerdo, o mar é mais calmo e a paisagem exuberante, cercado por cinco quilômetros de recifes de coral. Nessa parte da praia estão localizados os bares e restaurantes de petiscos. Os visitantes podem se divertir no banana-boat e fazer aulas de surf, caiaque e mergulho.

No verão praia é puro agito
Outra atração da praia são os passeios de barcos até os bancos de corais, onde se pode mergulhar nas piscinas naturais. O passeio custa R$ 20 e está incluso o snorkel, barco com visor de vidro e demonstração das espécies locais. É importante ter cuidado na hora de escolher a empresa que fará o passeio. Algumas vezes a maré está cheia e não é aconselhável navegar, mas muitos desrespeitam e continuam abordando os turistas.

Se a maré estiver baixa, é possível ir a pé até a Praia do Saco, conhecida como “Saco da Pedra”, localizada dentro de uma reserva ecológica. Há outras formas de chegar lá: de barco, pela da Lagoa Manguaba, ou de carro através de propriedades particulares. A reserva pertence à maior ilha lacustre do país, Santa Rita, com mais de 12 km de superfície, que serve para pouso de aves migratórias.
Falta lazer
Praia, porém, peca pela falta de lazer
Mesmo com a praia, o Francês não dispõe de muitas opções de lazer, o que prejudica o comércio local, como as pousadas. Geralmente as pessoas ficam hospedadas em Maceió e passam apenas o dia na praia. Mas para quem quer ficar mais próximo da praia, uma opção é conhecer o centro de Marechal Deodoro, a oito quilômetros de distância.

Marechal tem cerca de 48.000 mil habitantes e desde 2006 é considerada Patrimônio Histórico Nacional, com muitas atrações que remetem à colonização de Portugal. Muitas igrejas e conventos da cidade foram construídas no século 16, como o Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas Dom Ranulpho da Silva Farias, que contém o Convento de São Francisco, em uma bela estrutura barroca. O Centro Histórico tem prédios construídos desde 1836, como o Palácio Provincial, além da casa que Marechal Deodoro morou.

Com o nome de Vila Madalena de Sumaúna, o povoado foi fundado em 1611 para proteger o pau-brasil do contrabando, realizado pelos franceses no local que hoje é conhecido como Praia do Francês. Em 1817 tornou-se a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano. Tornou-se cidade em 1823 e 16 anos depois perdeu o posto de capital para Maceió. A cidade passou a ser chamada de Marechal Deodoro em 1939, em homenagem ao primeiro presidente da república do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário