No período de um ano, vagas no setor de turismo tem saldo positivo
FOTO: KAIO FRAGOSO/ CORTESIA
O setor de turismo alagoano eliminou 365 postos formais de trabalho de dezembro de 2018 a julho deste ano, segundo levantamento inédito divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a pesquisa, apenas o Piauí registrou saldo positivo na região Nordeste, com a criação de 65 vagas de trabalho no período.
Com a eliminação de 2.467 empregos formais, a Bahia encabeça o ranking negativo na região, seguida do Ceará (menos 1.401 postos), Pernambuco (-749), Alagoas e Sergipe (-325).
Segundo o levantamento da CNC, entre julho de 2018 e julho deste ano, o Estado gerou 732 postos formais de trabalho. Nesse período, Alagoas foi segundo estado que mais gerou emprego no período, na região Nordeste, perdendo apenas para o Ceará, que criou 879 vagas de trabalho.
Já o Maranhão foi o estado nordestino que mais fechou postos de trabalho no setor de turismo, com a extinção de 618 postos. Em seguida aparecem Pernambuco, com a eliminação de 342 vagas, e Bahia (-4).
Em todo o País, foram gerados 25.049 novos empregos no setor. O resultado é fruto da recuperação gradual dos segmentos econômicos típicos do turismo, como hospedagem e alimentação (+33.745 novos empregos) e Cultura e lazer (+1.399). Já o segmento de Transporte de passageiros demitiu perto de 11 mil trabalhadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário