domingo, 13 de outubro de 2019

OPINIÃO DE MILTON HÊNIO GOUVEIA

Nossa Pátria querida
MILTON HÊNIO. médico
Comemoramos neste sábado (07) mais um aniversário de nossa Independência. Passados todos esses anos (l822 a 2019), os passos do nosso querido Brasil ainda são vacilantes. O atual presidente Bolsonaro venceu pela persistência e o povo, em sua maioria, deu-lhe o poder de nos governar com a esperança de uma vida mais feliz. Continuamos aguardando que esse dia logo chegue para que o povo possa ter uma democracia com liberdade e bem-estar social.  É que a coisa entre nós é muito complicada.
Deus nos presenteou uma terra pródiga, rica, com uma natureza fantástica e um povo bom e hospitaleiro. É uma tristeza que o nosso povo lute tanto pela sobrevivência, com renda baixa, saúde e educação em marcha muito lenta. As nossas desigualdades sociais são gritantes e 80% de nossa população depende do SUS para ser assistido quando a doença lhe bate à porta. E essa assistência está muito a desejar.
O que nos preocupa hoje é o nosso futuro. Nosso dia a dia é um perene e diário peregrinar. E a gente faz caminhos, descobre pistas, encontra soluções, sempre andando, seguindo em luta sem nunca desanimar. Esse é o papel de cada brasileiro atualmente.
Nosso país enfrenta problemas estruturais muito graves que se apresentam há séculos. São problemas para os quais as soluções só serão encontradas quando os políticos brasileiros mantiverem um diálogo, cuja finalidade seja o bem comum e não os interesses pessoais ou de grupos. Sem isso continuaremos caminhando em círculos, sem chegar a lugar nenhum. 
O que atrapalha muito o Brasil é o excesso de liberdade em todas as áreas; as leis não são cumpridas, todo mundo é dono da verdade, cada um procura tirar proveito do que pode e do que não pode e por aí vai; o analfabetismo é gritante, principalmente no nosso Nordeste, o que impede a nossa caminhada.  Se não há investimento no homem o país não terá progresso.
No aniversário de nossa Independência, passados 197 anos, teríamos que fazer uma bela poesia em homenagem àqueles índios, negros e brancos que, com o seu sangue, regaram a nossa terra e a tornaram cheia de generosidade, solidariedade e fraternidade. Teríamos que fazer uma poesia aos que souberam infundir no nosso ser brasileiro o sentido de família, de alegria e que ajudaram a nossa gente a crescer e a caminhar com a dignidade de um povo que tem esperança, que sabe transformar a dor em energia nova para construir um futuro melhor.
De muitos ângulos seria possível falar do nosso povo. Da dor que já passou e que muitos ainda passam; daquilo que falta ou do que existe em abundância; do homem urbano e do homem do sertão. De tudo isso, e de muito mais, fala a nossa música popular, que traduz em canções as tristezas e alegrias, o amor e a fé, o sonho e as esperanças da gente do Brasil. 
O Brasil é um país lindo. Esperamos que ele caminhe em passos seguros e seu povo sempre feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário