O prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, lançaram, nesta quarta-feira (18), o programa Educa Maceió, que vai levar educação em tempo integral a 50 escolas da Rede Municipal de Ensino, com atividades para 7,2 mil crianças e adolescentes nas áreas de esporte e cultura.
Segundo o prefeito, o programa será mantido pelo Município e vai impactar na qualidade de ensino e de vida dos estudantes. O Educa Maceió substitui o Mais Educação, que foi encerrado com a suspensão de repasses do Governo Federal.
“Estamos assumindo uma responsabilidade do governo federal, que é manter 50 escolas funcionando em tempo integral. A redução de repasses estava acontecendo há dois anos, mas a gente não podia deixar essas crianças vulneráveis . Assumimos esse encargo com recursos próprios, porque é uma forma de combater a violência, deixando a criança por mais tempo no ambiente escolar”, pontuou Rui Palmeira. “Temos também os pontos de cultura e as reformas em quadras. Essa reestruturação tem dado certo, tanto é que o Ideb da capital cresceu”, acrescentou o prefeito.
O Educa Maceió terá investimento de R$ 1,6 milhão em recursos próprios da Prefeitura. Serão atendidos alunos matriculados do 3º ao 9º ano do ensino fundamental.
O vice-prefeito Marcelo Palmeira ressaltou que o Município segue priorizando investir em melhorias na Rede de Ensino. “Com planejamento, a gente vai subir ainda mais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb). Para isso, precisamos manter as crianças nas escolas com merenda de qualidade, profissionais capacitados, entregar mais escolas, além de seguir com reformas nas unidades de ensino. Com tudo isso, vamos colher mais frutos na área educacional”, enfatizou.
A secretária de Educação, Ana Dayse, citou o empenho para garantir a permanência dos alunos em tempo integral nas escolas em um momento de cortes de programas federais. “É um programa que estamos lançando com um apoio grande do prefeito Rui Palmeira. Isso significa oferecer oportunidade para as crianças terem atividades de arte, cultura, esportes, reforço de português e matemática no contraturno escolar, ou seja, a criança vai passar o dia todo na escola, sendo um aprendizado extra para a vida. A nossa ideia é atender todas as 90 escolas de ensino fundamental”, frisou a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário