segunda-feira, 9 de abril de 2018

Armas químicas: 3 pontos para entender por que elas são amplamente condenadas Regime sírio é mais uma vez acusado de usar gás contra reduto rebelde. Entenda como a comunidade internacional resolveu banir esse tipo de armamento.. G1


regime de Bashar al-Assad, na Síria, foi mais uma vez acusado de usar armas químicas na região de Guta Oriental, no subúrbio da capital Damasco, matando pelo menos 40 pessoas na cidade de Duma, onde há resistência de rebeldes.
A denúncia do suposto uso de armamento químico imediatamente levou a reações da comunidade internacional condenando o ataque.
Entenda  por que esse tipo de recurso militar foi praticamente eliminado:

Convenção internacional

A imensa maioria dos países abriu mão de utilizar esse tipo de arma por meio de um tratado multilateral assinado em 1993, em Paris, e que está em vigor desde abril de 1997. Trata-se da Convenção de Armas Químicas (CAQ), assinada por 191 países membros, que representam 98% da população mundial.
Quatro países - Coreia do Norte, Angola, Egito e Sudão do Sul - não assinaram nem ratificaram a convenção, embora o último já tenha manifestado interesse em fazê-lo. Israel assinou em 1993, mas não ratificou (aprovou no parlamento).
A Síria, suposta infratora agora em questão, aderiu em 2013, comprometendo-se a abrir mão de todas as suas armas químicas.
Nos últimos dois anos, no entanto, um inquérito conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), que controla o cumprimento da Convenção de Paris, concluiu que o governo sírio usou o agente nervoso sarin e O CLORO como armas. O exército e o governo sírio têm negado repetidamente usar cloro ou outras armas químicas durante a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário