domingo, 11 de dezembro de 2016

O gol que revelou a faceta racista do futebol DA BBC BRASIL

Depois de roubar a bola no meio-campo, um dos jogadores fez um longo passe para seu companheiro que entrou quase sozinho na grande área e impiedosamente fuzilou a rede.
Os locutores falavam de um dia histórico para a equipe que marcou o gol. Mas nem tudo era alegria.
A razão pela qual o gol marcou o momento histórico abriu um capítulo obscuro na história do futebol.
Era 2013 e o time que havia acabado de marcar era a Beitar Jerusalém. O jogador que marcou o gol mais importante da temporada para o clube israelita foi Zaur Sadaev. Mas alguns minutos mais tarde, um grupo de fãs da equipe deixou o estádio com vaias e indignação. A razão? Sadaev é muçulmano.
Apenas alguns dias antes, alguns fãs já haviam ameaçado a diretoria do time deque que "tudo iria piorar se número 13 (Sadaev) entrasse em campo".
"A decisão é sua," dizia uma das mensagens.
BBC/AFP
Gabriel Kadiev e Zaur Sadaev no dia 30 de janeiro de 2013, quando foram apresentados ao time
A história faz parte do documentário "Para sempre puro: futebol e racismo em Jerusalém", um programa da BBC de 85 minutos sobre o clube de futebol israelense Beitar Jerusalém, a única equipe na Liga dos Campeões israelense que não assinou com um jogador árabe.
Um grupo de torcedores, conhecidos como "A Família" conquistou as manchetes, em 2013, após rejeitar a chegada ao clube de dois jogadores chechenos: Zaur Sadaev, 23, e Gabriel Kadiev de 19.
E, como qualquer time de futebol do mundo, as autoridades do Beitar decidiram assinar dois jogadores estrangeiros para melhorar suas chances no campeonato.
Mas a transferência tornou-se uma dor de cabeça para a gestão.
Na primeira partida em casa, depois do anúncio da chegada dos dois jogadores, eles foram recebidos com vaias e gritos racistas que eram impossíveis de ignorar e a torcida ainda levou um banner para a arquibancada no qual estava escrito, em hebraico "Beitar sempre puro."
Para os jogadores, a liderança do clube e do governo, a situação era vergonhosa. Isso porque a aquisição de Sadaev e Kadiev tinha sido tomada apenas por razões esportivas e também para atrair patrocinadores e 

Nenhum comentário:

Postar um comentário