segunda-feira, 7 de novembro de 2016

PRECISAMOS FALAR SOBRE A MORTE - RONNY ROSELLY - MÉDICA GERIATRA E POETA.


Em um dia que faltam às palavras, em que tenho no peito um aperto de angústia, de saudade e de dor,
Quero me esforçar pra encontrar as palavras e mostrar o quanto precisamos enxergar às necessidades das pessoas com doenças avançadas,
às necessidades diferenciadas e urgentes das pessoas e dos seus familiares em seus últimos dias/ semanas de vida.... 
A nossa assistência a essas pessoas é no mínimo um descaso, é no minimo desrespeitosa, inadequada, desumana .... Alternando momentos de ações exageradas, agressivas e na maioria das vezes fúteis com momentos de incompreensão, crueza, distanciamento e inabilidade técnica ....
Tratamos essas pessoas como se não fôssemos os todos nós vivenciar também esses momentos
Tratamos essas pessoas como se elas inconvenientemente resolvessem morrer próximo a mim ( que chato ter alguém assim bem no dia do meu plantão)
Tratamos esses pacientes como se eles não tivessem à urgência de terem seus problemas resolvidos,
suas dores abrandadas,
suas angústias acalmadas,
seus anseios justificados ...
Tratamos esses pacientes como se além de tudo , eles tivessem a obrigação de ficarem calados, de não gemerem, de não incomodarem
Tratamos essas família que chora, que sofre, que sangra, como se a dor delas não fossem problemas meus
Tratamos essas famílias como inconvenientes, inadequadas, descontroladas para que eu não enxergue a minha total inabilidade de lidar, de cuidar e de tratar do seu ente querido ....
Precisamos falar sobre a morte ....
Precisamos enxergar nossa falência, como sistema de saúde em cuidar de forma adequada da única coisa que eu sei que vai acontecer com cada ser que vive nesse mundo ... Porque cada pessoa que hoje respira, um dia vai deixar de respirar ( uns bem mais cedo do q nossa limitação espiritual consegue justificar)
Precisamos parar e entender definitivamente que preciso falar sobre a morte
E preciso urgentemente atender essas pessoas de um forma técnica, adequada, respeitosa e humana ....
Não quero morrer com dor
Não quero morrer na angústia de uma falta de ar
Não quero morrer com um tubo enfiado no meu nariz para me oferecer o que eu já não preciso
Não quero morrer sozinho, isolado numa UTI ou com visitas controladas
Não quero morrer como meus familiares implorando num corredor de hospital para que alguém possa me socorrer
Não quero morrer sem a oportunidade do encontro, do perdão, do amor ....
Precisamos falar sobre a morte ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário