segunda-feira, 14 de novembro de 2016

MARIA MARIÁ POR ALEXANDRE HOLANDA

Ah as minhas Alagoas (são outras), se tem gente alagoana que trás dor, vergonha...tem gente, que comunga com as estrelas, e com a luz!!!Eu estive recentemente na casa de Maria Mariá, através do projeto www.raizdoquilombo.com.br ...e eu me apaixonei por ela, que só conhecia mt superficialmente. Eita União dos Palmares com força, terra de Jorge de Lima, de Zumbi dos Palmares...ôxe, e de Maria Mariá!!!! Sempre foi curiosa, acredito que hiperativa, e com um gosto dos que querem da vida, o que melhor que possa vir da vida, o melhor caminho construtivo!!! Amava ler, escrever, pesquisar e escrever sobre a história do seu povo, interagir, e tinha grande zelo por sua cidade e seus encantos...mas as coisas não eram fáceis não!!!! Fez muito pelo seu município, com força!!! Deixou um acervo, que nos cabe cuidar...tá precisando ser melhor tratado??? Tá sim, desde antes de agora...e mais ainda, de agora em diante, desde de já, e desde há mt tempo...está um pouco precisando de carinho...precisando da gente, nem que seja para ir lá, e mostrar que aquilo, não é aquilo...é grandeza, é riqueza!!!!
"É o sobrinho Sílvio quem conta..."Mas no palanque eleitoral, pôde exercitar seu direito de cidadã política e regozijou-se com o fato de uma mulher palmarina estar defendendo publicamente projetos políticos partidários. Com a desaprovação nas urnas, afastou-se definitivamente da disputa eleitoral e entregou-se de novo à cultura.
E assim, viveu Mariá. Uma Mariá que em 1952, ao lado do irmão Paulo, vestiu-se de Maria Bonita e ele de Lampião, para viverem o carnaval da época. Uma Mariá que adorava viajar de trem, conhecer gente nova, lugares novos, que soube ser leitora e escritora, atriz, museóloga, historiadora, além de ser jornalista, professora e revolucionária."
Se dividiu em diversas atividades, mas em síntese, foi uma grande ativista cultural, humanitária,grande pessoa, grande alma, desprovida de querer agradar aos poderosos, pois, trazia em sua índole algo intensamente superior a agradar simplesmente aos poderosos, trazia grandeza, verdade e rebeldia, trazia a certeza de perceber que o caminho é o povo e sua cultura...um grande ser humano...grande feminista, vestiu calça comprida, qd mulher nenhuma, ainda vestia... vestiu maiô...vestiu espiritualmente o direito de ser o que acreditava, vestiu o direito de ter identidade própria, não abriu mão de ser Maria Mariá ..."educadora, folclorista, historiadora, jornalista, colecionadora e ativista cultural Maria Mariá de Castro Sarmento nasceu em União dos Palmares, num povoado onde se localiza a Usina Laginha, no dia 16 de junho de 1917. Faleceu no dia 28 de fevereiro de 1993, vítima de um infarto agudo do miocárdio, aos 76 anos de idade."...me emocionei com força, e ainda um tando tímido "explorando a sua casa, os seus pertences"...e amei pisar no chão de sua casa, diga-se de passagem, amei o piso e sua diversidade...e desde esse dia, amei para sempre Maria Mariá!!!!!!
Minha Mãe Neide, obrigado por mais esse momento, através do site www.raizdoquilombo.com.br....amei Maria Mariá...chegue junto!!!!
Fonte de Pesquisa:
Fotos: Arquivos fotográficos pertencente aos acervos da Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros e Maria Mariá de Castro Sarmento.
Fonte de pesquisa: Folheto encontrado entre vários outros no arquivo da Biblioteca Municipal Dr. Jorge de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário