sexta-feira, 8 de abril de 2016

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA - Carlito Lima

JAMAIS ENCONTRARÁ


Rua do Comércio - Maceió
    
      Era uma vez em Maceió uma senhora bonita, passava dos cinquenta, toda quarta-feira à tarde costumava ir à Rua do Comércio, centro da cidade, amava aquelas lojas, movimento do povo, dizia não trocar pelos Shoppings com ar condicionado. Depois de visitar as lojas preferidas, Dona Leila visitava o escritório de advocacia do marido e filha. Em uma dessas visitas sentou-se em frente a filha, tomou um café forte, desabafou.
- Cristina, estou com raiva daquela sirigaita, Solange, tem um caso com de seu pai!
- Mas mamãe, só agora que a senhora está reclamando das namoradas do papai. Você sempre foi permissiva. Papai, o maior boêmio da cidade, mulherengo, todos conhecem essa fraqueza. A senhora, em mais de 30 anos de casados, nunca reclamou. Meu Pai, ainda hoje, mais de sessenta anos, sai à noite para jogar baralho com os amigos. A senhora sabe, depois do pôquer, eles partem rumo aos encontros marcados.
- Sei de tudo menina, meu caso é uma história de amor, poucos entendem, não sou tola, como muitos pensam. Em minha adolescência conheci Everaldo, quase 10 anos mais velho, me apaixonei. Ele fazia Faculdade de Direito, um homão, alegre, encantador, sempre gostou de viver. Na época do carnaval ninguém lhe segurava. Quinze dias antes iniciava a Maratona Carnavalesca na Rua do Comércio. Toda noite ele partia alegre para Maratona, em cada esquina um palco com orquestra de frevo, o corso de carros abertos rodeando, Everaldo preferia dançar no meio dos foliões, as mulheres davam em cima, era o homem mais bonito de Maceió. Certa noite, eu tinha 14 anos, seu avô me levou para o carnaval na Rua do Comércio. Ficamos em pé apreciando o povo passar, em frente ao Cine São Luiz. Certo momento Everaldo me viu, aproximou-se, disse para papai. "Seu Joaquim quando sua filha crescer mais um pouquinho, vou casar com ela", saiu se requebrando dentro de uma camisola de cetim. Eu me senti a mulher mais feliz do mundo, quase não dormi. O tempo passou tornei-me uma bela mulher. Lembro bem, eu tinha 19 anos, em uma festa na Portuguesa, Vanúsia cantava: "Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou com uma carta na mão. Ante surpresa tão rude, nem sei como pude, chegar ao portão..."  De repente uma mão forte segurou a minha, olhei, Everaldo levantou-me em direção ao dancing, me abraçou, dançamos sem conversar, apenas sorríamos. A partir daquela noite ficamos namorando, era só felicidade, mal escutava minhas tias, primas, conhecidas, nos ouvidos: "Você namorando com Everaldo, o maior mulherengo da cidade, não vai lhe respeitar, quando terminar o namoro, ninguém mais lhe quer", e coisas parecidas. Eu estava feliz, o mundo podia se acabar. Quase um ano de namoro, tivemos que casar, grávida de você. Fomos morar numa casa do velho Joaquim na Pitanguinha, Everaldo trabalhava, advogado solicitado, sabe empolgar com um discurso. Seu pai é um homem fascinante. Sei que não é santo. Nunca quis casar com santo. Essa história você não sabe, mês passado aportou um navio de turista, ele com amigos foram tomar chope, se distraíram, o navio deixou o cais de Maceió. Pela manhã me avisou no celular, estava em Salvador. Na segunda feira quando cheguei do trabalho pela tarde a casa estava repleta de flores e velas, ele me abraçou, nos amamos como nunca mais fizemos. Noitada maravilhosa, graças aos chopes do navio.
- Mamãe, disso eu sei, desde que me entendi como gente, você casou-se com o maior boêmio da cidade, sabendo que seria a maior corna de Maceió. Cada um procura sua cruz. Hoje a senhora veio reclamar de papai, aliás, a primeira vez na vida vejo a senhora criticar papai, o que houve mesmo?
- Não estou reclamando de Everaldo, menina. Estou irada com a sirigaita da Solange , tem um xodó com seu pai. Pelo ouvido na espreita de telefone, a ridícula vai casar e acabou com seu pai. O bichinho há uma semana está triste,  ninguém gosta de ser chutado. O que ela pensa? Quem é ela para dar um fora em seu pai? Aquela cretina jamais encontrará outro homem que nem Everaldo. Jamais!

- Mamãe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário