quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA - Carlito Lima


O GUIA VOLUNTÁRIO

FRED

Na última sexta feira eu visitava hotéis de Maceió durante o café da manhã distribuindo folhetos, convidando turistas para assistirem às Sextas Clássicas em Marechal Deodoro, encontrei o amigo Fred,  pediu-me aquele material, encarregou-se em distribuir no hotel, onde geralmente toma café. Sorri-lhe, cúmplice, Frederico é o maior paquerador de turista do Estado das Alagoas. Durante a temporada fica incontrolável. Por conta dessa compulsão, Margarete, ex esposa, não aguentou levar tanto chifre, deixou-o . Hoje aos sessenta anos, aposentado, mora num pequeno apartamento à beira mar, sua vida é andar pela manhã, tomar café em hotéis na orla, paquerar as turistas. Conhecedor da história das Alagoas, bom conversador, gentil, figura agradável, se intitula guia turístico voluntário, as turistas que vêm em busca de aventuras amam seus serviços gratuitos nos passeios e na cama.

SEXTAS CLÁSSICAS


Durante à noite eu estava no belíssimo Convento de Santa Maria Magdalena , concentrado, ouvindo, me deliciando com o Bolero de Ravel tocado pela Orquestra Filarmônica Manoel Alves de França, uma das cinco de Marechal Deodoro, encerramento do projeto Sextas Clássicas, onde o povo ouve música de alta qualidade, povo simples também gosta do que é bom, percebi um aceno do outro lado, era Fred acompanhado por duas mulheres. Depois do encerramento houve serenata pelas ruas bucólicas da histórica Marechal Deodoro (420 anos), encontrei o amigo feliz da vida, apresentou-me suas companhias, mineiras, de Juiz de Fora, Ana Lúcia, professora de música da faculdade e Goreti, arquiteta. Estavam encantadas com a cidade histórica,  casario colonial bem conservado,  Igrejas, Casa-Museu onde nasceu o Marechal Deodoro, Palácio Provincial, o belíssimo Museu de Arte Sacra, e aquele maravilhoso projeto musical, Sextas Clássicas. Continuamos  andando na serenata, cantando cantigas de antigos carnavais.
Antes da despedida Fred cochichou-me ao ouvido,  estava bígamo das duas, mulheres maduras sem preconceitos. Convidei-os para no dia seguinte participar da abertura do carnaval de Marechal no Bloco Ninho do Pinto.

BLOCO NINHO DO PINTO


Eram 9 horas da manhã nos encontramos no povoado da Massagueira, entramos na escuna  com os foliões do Bloco, orquestra de frevo, passistas, autoridades, governador, prefeito, iniciamos navegando pela lagoa Manguaba. O Bloco Ninho do Pinto é o único bloco anfíbio no mundo.  Lanchas, canoas, jetskys, outras embarcações acompanhavam as duas escunas do Bloco, as mineiras fascinadas com tanta beleza entre os canais das lagoas, ilhas e coqueirais, a orquestra não parava de tocar, as passistas traçando tesouras, estandarte no ar. Pouco mais de uma hora navegando qual cisne branco, avistamos ao longe o Centro Histórico de Marechal Deodoro, repleto, cinco orquestras de frevo esperando junto com a multidão. As escunas aportaram, o Bloco desembarcou, o Prefeito Cristiano Matheus entregou a chave da cidade ao Rei Momo, iniciou o desfile pelas ruas estreitas enladeiradas, o povo delirava, mais de duas horas dançando, cantando, com direito a banho  jato d'água. As mineiras pulavam, se divertiam juntas a Fred, o mais feliz dos foliões naquela manhã de abertura de carnaval. Retornaram à Orla Lagunar onde num palco armado uma excelente orquestra de frevo, W & K,  tocou para o povo 
dançar até mais tarde.

BLOCO DA NÊGA FULÔ



Almocei com Fred e as mineiras no Bar do Pato, povoado da Massagueira, o maior pólo gastronômico do Nordeste. As turistas fascinadas; ter um guia como Frederico Magalhães é privilégio. Elas retornaram à Minas prometendo vir passar o carnaval em Alagoas especialmente para sair no Bloco da Nêga Fulô que vai estrear no domingo de carnaval, 7 de fevereiro, saindo dos Sete Coqueiros até o Alagoinha, orla de Maceió, a partir das 15:30. Fred me telefonou, as mineiras já compraram fantasia, reservaram pousada na praia do Francês em Marechal Deodoro, onde vão desfilar em todos os blocos possíveis de Marechal, até no Bloco dos Garçons na quarta feira de cinza. O turismo de Alagoas  agradece a ajuda de Frederico Magalhães, o eficiente guia voluntário.

Um comentário: