quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA

DEVANEIO DE UM SETENTÃO
          


Todo domingo  às 10:30 da manhã inicia o projeto  "Vem Ver a Banda Tocar" da Polícia Militar de Alagoas enchendo de alegria a praia da Ponta Verde, belo concerto popular. O povo feliz dança na calçada ao som de músicas inesquecíveis e à vista de um mar deslumbrante azul turquesa esverdeado.  Na Barraca Pedra Virada ouvindo as belas músicas, alguns amigos, setentões, reúnem-se para relaxada conversa, cerveja gelada, amendoim torradinho e olhares indiscretos às jovens que vêm e que passam ao doce balanço a caminho do mar. Proibido falar de saúde, aliás, de doença e atender celular, a não ser, chamada da esposa. Pode e deve falar mal do governo, federal, estadual e municipal, e das pessoas (ausentes). São 10 ou 15 participantes da Confraria Barriga Branca. Ao meio dia e meia os celulares começam a tocar, são as mulheres chamando, de repente não fica um sequer. Como minha senhora? O que é Barriga Branca?  Respondo, no Ceará é homem mandado, manobrado, pela mulher.
   Domingo passado tomei um taxi perto de minha casa na praia da Jatiúca, há cinco anos fiz um grande negócio, deixei de dirigir. Enquanto o taxista esperava uma brecha no trânsito, ao lado, duas jovens de saiote negociavam o aluguel de um carro com um senhor, de repente o bendito vento nordeste  assoprou forte, os saiotes das meninas alevantaram, elas nem ligaram, estavam composta com minúsculos biquínis mostrando a belíssima região glútea. Falei automaticamente para o taxista. "Veja que coisa mais linda!!!!". O taxista entrando na avenida olhou-me perguntando.
- "Coronel, o senhor ainda gosta disso?"
Ofendido no meu brio masculino, dei informações ao jovem motorista, um dia ele se lembrará.
-"Antônio, você já ouviu falar em libido? Pois ouça, é o desejo, a paixão momentânea pelo sexo, a luxuria, o instinto da vida que o homem ou a mulher nunca  perdem. Um jovem tem uma vida sexual muito ativa, a fabricação de hormônios, o desejo, o tesão, são mais intensos. Entretanto, o idoso também tem atração e vida sexual normal, menos ativa, é verdade. Além do mais, a medicina, os cientistas, descobriram, inventaram, formulas e remédios nos últimos anos prolongando e melhorando a vida de um homem. Hoje um brasileiro tem uma vida média de 75 anos. Desde a pílula azul o comportamento sexual dos mais velhos mudou muito, além da pílula, a imaginação dá um tempero apimentado nas relações. Os saiotes levantados dessas jovens provocam a libido em qualquer velho. Finalmente, respondo sua pergunta, ainda gosto sim senhor ."
Antônio parou perto da Barraca Pedra Virada. Me agradeceu a aula, ficou alegre em saber que o mundo não se acaba aos sessenta anos.
         Quando completei 40 anos, costuma dizer, depois dos sessenta não farei graça para ninguém, aposentado, minha vida se resumirá em ler e tomar banho de mar. O destino contrariou minhas previsões, aos 61 anos publiquei meu primeiro livro, nunca mais parei de escrever, vários livros e uma coluna dominical em jornais e sites, tenho a obrigação mínima de uma crônica, um conto semanal, o que me da alta produção literária. Se me pedissem para  de escrever 800 pequenos contos, eu diria que o cidadão estava louco. Hoje ultrapassei esse número, 800 contos, crônicas, editados em jornais e sites do Brasil. Aos 75 anos, sou Secretário de Cultura da belíssima cidade histórica de Marechal Deodoro, com apoio do Prefeito tenho feito um trabalho dignificante para cultura alagoana. Este idoso senil está trabalhando mais que quando tinha 40 anos.
Afinal nossa geração, pós Segunda Guerra Mundial, fez a Revolução do Mundo Moderno, a Revolução Sexual, a Revolução Feminista, a Revolução Cultural, vide a Bossa Nova, o Cinema Novo. Essa geração lutou e ainda luta  abertamente, estoicamente contra preconceitos e injustiças sociais . Sempre à favor da Liberdade. Tenho maior orgulho em passar dos setentas trabalhando, mas, na verdade, a libido deveria funcionar um pouquinho melhor, é injusto o que a natureza faz com os velhinhos..


2 comentários:

  1. Ora, Carlito, é seu amigão João Luiz Azevedo quem diz: outros velhotes como nós puderam produzir bem e profusamente, a despeito da idade. Por que não você e eu? Os humanos somos a mais privilegiada das espécies em termos de neotenia. Estendemos, no tempo, a nossa capacidade de aprender e criar. “O Príncipe”, de Maquiavel, foi publicado após a morte do autor, na provecta idade de 58 anos. Goethe produziu “Fausto” com jurássicos 83 anos. E a propósito de Fausto, “Doktor Faustus” foi escrito em 1947, quando Thomas Mann tinha 72 anos. Foi só aos 59 anos que o irlandês, Jonathan Swift, escreveu sua deliciosa sátira da raça humana, “As Viagens de Gulliver”. Em 1939, um decrépito judeu-austríaco de 83 anos de idade, Sigmund Freud, publicou o chocante ensaio "Moisés e o Monoteísmo", que escandalizou profundamente seus leitores judeus e não judeus com a afirmação de que Moisés era um príncipe egípcio. Aos 60 anos, Cervantes escreveu “Dom Quixote” e, aos 62, Darwin lançou “Origem das Espécies”.
    Ora, sendo assim, por que uns benjamins de 75 verdes anos como nós não podem lavrar, com engenho e arte, os singelos textos de cada dia?
    Vamos em frente, companheiro!!

    ResponderExcluir