domingo, 18 de outubro de 2015

UM TEXTO DE RONALD MENDONÇA

OLÁ, ZÉ THOMÁZ
RONALD MENDONÇA
MÉDICO. MEMBRO DA AAL


Nunca é tarde para um arrependimento. Essa velha máxima chinesa é a que me vem quando me asseguro da substituição da secretária da saúde pelo ex-deputado José Thomáz Nonô. Primo pobre e distante, não estou movido a revanchismos, que só maltratam meu quase septuagenário coração. Muito menos, alimenta-me o puxassaquismo rasteiro, que humilha o portador e chateia o alvo dos salamaleques. 
Não tenho o medo como combustível. Há exatos 365 dias, publiquei um texto, nesta coluna, denunciando a gratuita perseguição que a cinquentenária Clínica Psiquiátrica ZéLopes vinha sofrendo pela Secretaria de Saúde do Município.
Nunca fui recebido pela secretária. A bem da verdade, depois que conversei com o prefeito é que uma das diretoras da ZéLopes conseguiu uma audiência com a ex-titular da pasta. Não a conhecia. Por acaso, participei de uma audiência pública, ela estava presente, e a alertei da morosidade, da incompetência, da sabotagem das suas assessoras.
Passamos um ano e meio tentando reduzir o número de leitos da ZéLopes (tentando passar de míseros trinta reais para míseros quarenta reais). A Secretaria da Saúde do Município era uma esculhambação. Levou uma ano e meio para nos fornecer um número, um tal de Cenes, conditio sine qua non para celebrarmos um outro convênio com a secretaria estadual de saúde. Por isso, há um ano, escrevi que a secretária Silvana Medeiros entraria para a história da Medicina de Alagoas como a iconoclasta que fechou a ZéLopes para o Sus.
Avalizada por Medeiros, a Psiquiatria é o único ramo da Medicina em que assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogas metem o bedelho. Uma horda de incompetentes levanta as sobrancelhas, funga, pisca e exibe esquisitas “mungangas” faciais; dita regras, atende por “doutoras”, posa de grande autoridade científica, como se entendesse do riscado, como se conseguisse distinguir um psicótico de um neurótico.
Não vejo essa perversão na minha Neurocirurgia. Aliás, vivo torcendo para uma analfabeta deste quilate me abordar acerca das minhas condutas médicas. Torço para essa horda dar palpites na Cardiologia, na Nefrologia, na Cirurgia Geral... Nada. A ousadia da horda é com a Psiquiatria...
O Zé Thomáz não tem nada a aproveitar da gestão anterior. A escolha do Antonio de Pádua foi feliz. Embora reste pouco tempo, há muito a se fazer. AP sabe que perseguir médico é a via mais infeliz de um gestor da Saúde.

Um comentário:

  1. Tão especialista esse ser, que só conhece o mundinho dele. Mal sabe ele que nos maiores centros de cardiologia, nefrologia, cirurgia geral e afins DO BRASIL, quiçá do MUNDO, os psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, tem significante importância. Porque o MÉDICO que é REALMENTE ESPECIALISTA, sabe que uma equipe multidisciplinar tem maior eficácia do que um médico sozinho, já que ele não é DEUS.
    Enfim, é realmente uma pena que Alagoas tenha um médico tão mesquinho e de conhecimento tão restrito se achando no direito de falar sobre um assunto que ele nem sequer conhece. É por ter pessoas assim, que quem perde é a população, infelizmente!

    ResponderExcluir