domingo, 18 de outubro de 2015

UM TEXTO DA POETA RITA CORURIPE


EXISTE UMA FORMULA PERFEITA DE AMOR? 


Por Rita Coruripe

Me intriga a forma como o amor é definido pela maioria das pessoas, há limitações demais, que foram impostas e aceitas como modelos a serem seguidos a risca, o que tira a espontaneidade de ser e viver, tudo o que o amor tem a nos oferecer.
O que costumamos ouvir e falar sobre amor:
- Só amamos uma vez na vida
-Se acabou não era amor
-Só amamos uma pessoa por vez
-amor de verdade, só entre homem e mulher, o resto é "safadeza"
Agora, o que eu penso a respeito:
-Pra início de história, é impossível amar apenas uma vez. Nós, seres humanos, somos movidos a amores e paixões, isso nos diferencia dos outros seres, e durante a vida, algumas vezes, seremos acometidos por estes sentimentos que fazem ferver o sangue em nossas veias, se não fosse desta maneira, a vida seria ridiculamente monótona.
-Por mais nobre que seja o amor e repleto de significados e aspirações românticas, como tudo na vida, ele também acaba, passa, desencanta, e aqueles que são "até que a morte nos separe" (amém) pode ter certeza, que fazem parte da "exceção" que existe em toda regra, ser contemplado com um deste, é o mesmo que acertar na loteria sozinho.
-Todo mundo (salvo as exceções citadas anteriormente) em algum momento da vida já se viu envolvido em um dilema de amar duas pessoas ao mesmo tempo, e se martirizou, se considerou um monstro, e pegou para si o título de pior pessoa do mundo, o que é uma bobagem, visto que somos seres carentes e donos de necessidades que nem sempre são satisfeitas por uma pessoa apenas, e em algumas ocasiões, somos contemplados por mais de uma pessoa a nos satisfazer os caprichos, e diante disto o que fazer?
Difícil abrir mão do que nos faz bem né? (são em momentos assim, que nosso ego fala mais alto e o egoísmo de querer ter tudo, nos faz cometer alguns pecados e nos mete em enrascadas complicadas de resolver)
Mas, com tudo isso, é possível sim amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, ter coragem de admitir aí já é outra historia.
- O amor é "cego" não escolhe gênero portanto não faz distinção se é entre homem e mulher, mulher e mulher ou homem e homem, isso não importa, importante mesmo é amar, respeitar quem está do nosso lado, ser feliz e não fazer mal a ninguém, enfim...
Na vida tudo é permitido, mas nem tudo nos convém, cabe a cada um consultar sua consciência e agir de acordo com ela, as consequências das escolhas virão, disso ninguém escapa, mas se tem algo que venho aprendendo nesta minha passagem por aqui nesta terra é que precisamos parar de nos preocupar tanto com os que outros esperam de nós, tem gente deixando de ser feliz preocupado em agradar aos outros, não é justo limitarmos a nossa felicidade as expectativas alheias.
Em resumo:
Vamos viver, ser feliz, buscar a paz e plantar o bem, da vida a gente só leva o que viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário