domingo, 18 de outubro de 2015

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA - Carlito Lima

Maceió Cantada
                                                        (Homenagem aos 200 anos de Maceió)
                                      
                 
                      "Todos cantam sua terra, também vou cantar a minha, nas débeis cordas da lira, hei de fazê-la rainha." Dizia Casimiro de Abreu em seus versos recitados, outrora, em todos os colégios do Brasil. Músicos, poetas, seresteiros tiveram a bela cidade de Maceió como inspiração. O cancioneiro popular canta o encanto, a beleza das praias, da cor do mar, da gente boa, hospitaleira dessa terra. Escolhi três prediletas músicas, canto agora minha terra com amor, carinho, voz afinadíssima, pianíssimo, comemorando 200 anos da belíssima capital das Alagoas. Com a permissão de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da velha, amada Maceió, canto para vocês três músicas inesquecíveis, ouçam.

                                                Pajuçara - Aldemar Paiva

Eu que conheço o meu Brasil, sei muito bem
As lindas praias, coqueirais que ele tem,
Por isso afirmo, nestes versos que compus:
Em Pajuçara há mais encanto, há mais luz...
Pajuçara, onde o mar beija as areias
Com mais alma e mais amor,
Pajuçara, lindo berço de sereias
Que nos deu o criador!
Pajuçara, que refletes, no sorriso,
O teu coqueiral em flor,
Tens uma beleza rara,
Pajuçara...

                                             Alagoas - Djavan
                                    
Ô Maceió. É três mulé prum homem só
Ô Maceió. É três mulé prum homem só
Eu fui batizado na capela do Farol
Matriz de Santa Rita, Maceió.
Eu fui batizado na capela do Farol
Matriz de Santa Rita, Maceió.
Mas foi beirando estrada abaixo que eu piquei a mula
Disposto a colar grau na escola da natura
Se alguém me perguntar, não tenho nada a dizer
Pois eu, pra me realizar, preciso morrer
Mas foi beirando estrada abaixo que eu piquei a mula
Disposto a colar um grau na escola da natura
Se alguém me perguntar, não tenho nada a dizer
Pois eu, pra me realizar preciso morrer
Você me deu liberdade, pra meu destino escolher
E quando sentir saudades, poder chorar por você
Não vê, minha terra mãe que estou a me lamentar
É que eu fui condenado a viver do que cantar
A--la, a--la, ala, Alagoas. A--la, a--la, ala, Alagoas
Eu fui batizado na capela do Farol......

                            Saudades de Maceió - Lourival Passos

Ai, ai. Que saudade, ai que dó
Viver longe de Maceió } bis
Alagoas tem jóias tão caras
Que meus olhos não cansam de olhar
Uma delas és tu Pajuçara praia linda engastada no mar
Quando a lua no céu adormece Pajuçara se enfeita ainda mais
Vem à brisa rezar uma prece entre as folhas dos seus coqueirais                                                                            As noitadas felizes nas ostras, bons amigos que choram até
Que saudade de Bica da Pedra e dos banhos lá no Catolé
Recordando estas coisas tão boas, sou feliz não me sinto tão só
Toda gente que sai de Alagoas, coração deixa em Maceió.


                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário