terça-feira, 8 de setembro de 2015

Primeira edição da Fenelivro chega ao final - JC

Público infantil foi o mais contemplado da feira / Alexandre Gondim/JC Imagem

Público infantil foi o mais contemplado da feira

Alexandre Gondim/JC Imagem

A Feira Nordestina do Livro chegou nesta segunda-feira (7), feriado da Independência, ao seu décimo e último dia no Centro de Convenções de Pernambuco. É a primeira edição do evento, que contou, na estreia, com o tema O Livro do Futuro, O Futuro do Livro e atraiu um público de 110 mil visitantes. Um montante com cerca de R$ 1,5 milhão foi negociado na feira, realizada em parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco – por meio da Companhia Editora de Pernabuco, a Cepe – e da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros.
Os formatos e tecnologias de acesso a leitura foram abordados nos dez dias de Fenelivro, realizada entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro. Em painéis como o “Livro Como Negócio: Perspectivas de Futuro”, com Carlo Carrenho, do PublishNews, Carlos Andreazza, da Editora Record, e o jornalista e escritor Álvaro Filho, temas como o papel dos editores na formação de um novo público leitor e a utilização de novas tecnologias na produção literária foram debatidos com o público presente.
A sessão Noites Nordestinas, que reuniu autores de todos os estados da região ocuparam a Sala Ariano Suassuna, a cada noite, para falar sobre a produção literária dos seus conterrâneos. A noite alagoana, por exemplo, contou com a participação dos escritores Luiz Alberto Machado, Carlito Lima, Arriete Vilela e Eduardo Proffa. 
Xico Sá, Raimundo Carrero, Luiz Felipe de Alencastro, Franklin Martins, José Castello, Augusto Cury, Guilherme Fiuza e Antônio Torres estão entre os autores participantes da Fenelivro de relevância no cenário nacional. Além destes, o angolano José Eduardo Agualusa e a espanhola Inez Miret. 
A feira foi coordenada pelos presidentes da Cepe, Ricardo Leitão; da Andelivros, José Alventino Lima, e pelo jornalista Evaldo Costa, responsável pela curadoria da programação cultural. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) figuraram como importantes apoiadores da Fenelivro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário